Como a educação  financeira pode nos ajudar

Como a educação financeira pode nos ajudar

casalFalar de dinheiro é difácil. Entender as relações que o dinheiro e uma educação financeira adequada tem em nossa vida é mais complicado ainda.

Crescemos com diversos desejos de consumo, como o de poder comprar automé vel, casa pré pria e viajar, mas sabemos que para tudo isto precisamos de dinheiro e, muitas vezes, não somos orientados a planejar para conseguir realizar os nossos objetivos. Diante de um momento de crédito fácil, no qual vivemos atualmente, passamos a usar e comprometer um já dinheiro já que não é nosso, e ai come am todos os problemas.

Com o professor Valdemar Busanello Já nior não foi diferente.

Natural de Videira, em Santa Catarina, Valdemar, como tantos outros brasileiros, em um determinado momento da vida precisou de ajuda para organizar suas finanças e consequentemente seus sonhos.

No ano de 2012, o professor soube de um curso de finanças pessoais e neste mesmo ano conheceu também o Programa A Escolha Certa, por indicação de um conhecido que faz parte da equipe que integra o projeto.

Valdemar conta que queria melhorar sua situação financeira, familiar e ter mais conhecimento na área de finanças pessoais, e estas questões o motivaram a fazer o curso e visitar o portal de educação financeira e previdencié ria www.aescolhacerta.com.br.

A partir do curso, ele pode perceber que gastava muito com supé rfluos, apesar de acreditar que eram poucos os gastos e, quando foi somar, o valor era muito significativo.

O professor passou, então, a usar uma planilha oré amenté ria, entendeu a sua importância e viu que anotar seus gastos e recebimentos fazia toda a diferené a.

O curso e as visitas ao portal do Programa A Escolha Certa também o ensinaram a não comprar por impulso. Com isto, Valdemar adquiriu um novo hábito de perguntar pre os e esperar promo ões e, principalmente, o de negociar na hora da compra, inclusive desfrutando das vantagens de se pagar é vista.

A disciplina foi fundamental para o professor acertar as suas contas. Primeiro, ele fez o download da planilha oré amenté ria, disponível no portal, depois, come ou a assistir os vé deos apresentados no site e, inclusive passou a utilizar este material em aula, para seus alunos. já Navegar no portal me motiva a buscar novas informações para meu aprimoramento pessoal, familiar e profissional diz Valdemar.

Em dois anos, foi possé vel adquirir o seu primeiro carro zero k, morar em uma casa melhor e tirar as primeiras fé rias com a sua esposa.

E os resultados da reeducação financeira foram alé m: na negociação com o carro zero k, Valdemar conseguiu negociar que o ve culo fosse entregue com o tanque cheio, IPVA do ano pago pela montadora, aplicação de insulfil, tapetes e toda a documentação e emplacamento garantidos, sem que tivesse que colocar a mé o no bolso. Além disso, conseguiu um consideré vel desconto na dire é o hidré ulica e pintura meté lica.

já Melhor do que tudo isso, é estar com todas as contas em dia e saber exatamente para onde vai meu dinheiro comemora Valdemar.

A histé ria deste casal nos mostra que é totalmente possé vel adequar-se é circunstâncias para alcané ar um objetivo, seja a resolu o de um problema financeiro momentâneo, a realização de um sonho de consumo ou mesmo a manuten o de uma vida financeira equilibrada.

Texto: Entrevista com Valdemar Busanello Já nior, transcrita por Rhinnor Luis Abruzzo, supervisão de Norberto Stavinky

Foto: Isabella Valmorbida Nascimento