05/05/14

Como economizar na hora de montar o enxoval do seu filho

Ainda que as mães de meninos sejam mais contidas, também correm o risco de comprar demais na hora de montar o enxoval do bebê. Isso porque, mesmo que a variedade de roupas e acessórios seja menor do que para as meninas, elas podem exagerar ao escolher outros itens nem sempre úteis. Para evitar excessos, a personal assistant Regina Sundfeld, de São Paulo, recomenda fazer um check-list com o essencial em primeiro lugar. “As mães de primeira viagem não têm noção de quantos bodies ou quantas fraldas de boca o bebê vai usar, por isso, vale a pena seguir listas”, diz.

 
Outra sugestão para gastar menos é comprar com antecedência. Afinal, já que você vai ter nove meses, por que deixar tudo para última hora? “Pesquisar preços na internet também é uma boa ideia. Assim, a grávida vai à loja com algum parâmetro do quanto custa cada acessório”, afirma.
 
Quem tem a oportunidade de viajar ao exterior para fazer o enxoval economizará em alguns itens, como carrinho, mamadeiras e roupas. Mas, se esse for o seu caso, contenha-se! Muitas vezes, as futuras mães ficam tão empolgadas com os preços baixos que acabam trazendo mais do que o necessário. Você provavelmente já ouviu de alguma amiga mãe que o filho cresceu tão rápido que nem deu tempo de usar todos os macacões que ela comprou ou ganhou – e isso acontece mesmo! Fique atenta, ainda, à estação do ano em que a criança vai nascer: se for no verão, por exemplo, prefira roupinhas de tecidos leves. O tamanho também conta. Como os meninos tendem a nascer maiores, acabam usando RN por pouco tempo. Além disso, melhor levar algumas peças M também. Assim, você não vai ser pega de surpresa quando o seu filho crescer “da noite para o dia”.
 
O ideal é investir em acessórios que ele vai usar por mais tempo. Existem vários modelos lindos – e caros – de malas de maternidade. Mas, tanto para ir ao hospital quanto para viajar depois, qualquer uma serve. E o que vocês realmente vão precisar no dia a dia é de uma bolsa prática e resistente para o bebê (se tiver compartimentos especiais e trocador, melhor ainda). Além disso, roupas cheias de detalhes são pouco práticas – e as chances de você deixá-las no armário por esse motivo é grande.
 
Útil x supérfluo
Para a personal assistant, é difícil avaliar a utilidade de cada item do enxoval. Os acessórios para ordenhar o leite são um exemplo. Algumas mulheres se adapta, quando é o caso, com bombas manuais para tirar leite. Outras preferem as elétricas. E há aquelas que vão fazer a ordenha manualmente. Então, se você ficar na dúvida na hora de levar uma rede específica para segurar o bebê na banheira, um termômetro high-tech ou outro acessório pouco comum que a vendora da loja garantiu ser fundamental, uma dica é conversar com outras mães antes de decidir.
 
E uma boa ocasião para fazer isso é no chá de bebê. Aproveite também a oportunidade para pedir itens básicos, como fraldas, algodão, creme contra assaduras, óleo infantil, etc. Eles são baratos, mas o bebê vai precisar de uma quantidade grande, o que pode encarecer ainda mais o enxoval.