Como envolver seus filhos nas finanças  da fam lia
24/02/16

Como envolver seus filhos nas finanças da fam lia

envolver_familia_na_poupanca-1A mesada é um importante instrumento de educação financeira que ensina a criança a fazer escolhas mais responsé veis, planejar, poupar e conquistar sonhos. Atravós dessa ferramenta, é possé vel ter um primeiro contato com a administração do próprio dinheiro e também a percep o de que esse é um recurso finito.

De acordo com Ana Paula Pregardier, diretora da Intus Forma Educação Financeira, a experié ncia de administrar e decidir sobre como utilizar o próprio dinheiro é impactante. já Quando uma criança ou adolescente ganha mesada, come a a construir seus hábitos de economia e consumo que levaré para toda a vida. Os pais devem auxiliar os filhos nessa experié ncia sem substitué -los na tomada de decisão. A tomada de decisão sobre como usar o dinheiro é o ponto-chave de aprendizado, é o momento onde são criados os hábitos financeiros destaca.

Quando come ar e quanto dar de mesada?
Para Ana Paula, a educação financeira das crianças deve come ar desde bebé com o exemplo dos pais, já a mesada deve come ar a partir do momento em que a criança consegue fazer contas.A especialista recomenda que o valor da mesada deve acompanhar a capacidade da criança de contar e calcular. já Se a criança consegue fazer contas de somar e subtrair até dez, deve receber até R$ 10, se consegue fazer as contas até 50, deve receber no máximo R$ 50 diz.

O que fazer se a situação financeira da família ficar apertada?
é importante que a criança participe da vida financeira da casa. já Ou seja, quando a família se reunir para organizar as contas e fazer o planejamento mensal, deixe que a criança esteja junto. Essa participação ajudaré a construir uma cultura de organização financeira afirma Ana Paula.

Quando a família ficar já apertada a dica é conversar com a criança e deixé -la ajudar na criação de um já plano já para economizar. já Mesmo que as sugestões do filho pare am ter um impacto moneté rio pequeno, incentive e componha o plano da família com as estraté gias da criança ensina.

Os filhos estão liberados para comprar o que desejarem?
De acordo com Ana Paula, deixar o filho comprar tudo o que quiser não traz benefícios para a constru o dos hábitos financeiros. já Mesmo que você tenha como comprar tudo, ensine que o dinheiro é um recurso finito. Isso ajudaré seu filho a aprender a dar valor as coisas e pensar antes de consumir já .

O que fazer se o filho já falir já antes do final do mês?
Considerando que as crianças não tem contas fixas ou de subsistância para pagar, se já falir já antes do final do mês, é preciso conversar e explicar. já Não dé mais dinheiro, pois assim os filhos come aré o a perceber e aprender como suas ações causam resultados (tanto bons, quanto ruins) afirma Ana Paula.

Os pais devem remunerar atividades domêsticas?
As atividades domêsticas fazem parte da vida familiar, por isso é muito importante que as crianças contribuam e ajudem com as atividades que são adequadas a sua faixa eté ria. Ainda que a mesada deva ser merecida, a recomendação da especialista é que ela não deve ser tratada como um salário ou moeda de troca por trabalho ou comportamento.