Como fazer um Planejamento Pessoal

Como fazer um Planejamento Pessoal

Cute young black female doing finances

Todas as pessoas hoje em dia precisam ter planejamento, pois sem esse pequeno recurso, ficaré amos totalmente perdidos e confusos. Com base nas pesquisas, é essencial que cada cidadão tenha um planejamento, desse modo, estaré sempre organizado e no controle das finanças pessoais, evitando compras desnecessé rias que sé vai lhe endividar.

Nesse caso o planejamento financeiro pessoal varia de pessoa para pessoa, ou seja, não tem certo ou errado. Pois sempre são necessérios que anote tudo em uma planilha ou caderno seus gastos durante o dia e recebimentos, fazendo uma analise semanalmente os gastos atual e futuramente. Incluindo parcelamentos do cartão de crédito, mesada e quando vai receber o pagamento. Desse modo no final do mês, não ficaré no vermelho.

Caso você não tenha tempo para ver como anda sua finané a pessoal, recomendamos que analise uma vez por mês, sé para ficar atualizado como estão suas finanças pessoais e familiares.

Vamos acompanhar algumas dicas para organizar suas finanças pessoais.

Organizando as contas

Os primeiros passos para come ar a organizar suas finanças pessoais e necessé rias esta em mé os, todas as contas de recebimentos, por exemplo: Pagamentos de serviços solicitados, Pré -labore, Rendimentos de ações, caso tenha investido, Salé rio e etc. Claro que existem vários fatores de gasto. Adicionei apenas os bé sicos para que fique mais fácil a sua analise.

Não se esquecendo de mencionar os gastos diários como: alimentação, moradia, transporte, lazer e saúde. Sabemos que também temos outros tipos de gastos de compra ações, imé veis e ve culos. Lembrando que o nosso exemplo é do gasto familiar para você ficar sempre organizado. Por exemplo:

Alimentação: Sé o as compras que fazemos nos Supermercados, almo o no tempo livre do trabalho ou lanche.

Transporte: Podemos adicionar a gasolina que esta aumentando, transporte pé blico, seguro do caro e taxis.

Moradia: Reformas e aluguel.

Agora iremos acompanhar algumas regras básicas para termos o controle de tudo.

1 já Organize sua Movimentação Financeira.

Como vemos em outros lugares, esse deve ser o té pico mais comum atualmente, mas é de extrema importância. Atualize sempre a sua rotina dié ria para manter o controle nas finanças . Tudo que precisa fazer é apenas registrar a entrada e a saé da na sua planilha. Caso não tenha tempo para fazer a organização, separe todos os registros das suas compras e recebimentos que irá o ser lané ados no final da semana.

2 já Faça a lané amentos de contas futuras que se repetem durante a semana, mês ou anual.

3 já Lembre-se de sempre adicionar um status para cada conta. Por exemplo: Se a conta estiver paga, coloque o status PAGO. Se não estiver coloque CONTAS A PAGAR.

Note que você poderé executar a movimentação financeira com firmeza, sem causar dor de cabe a.

Controle Dié rio: Serve para cada compra ou recebimento que estiver relacionado é suas finanças pessoais, pois é de extrema importância que classifique corretamente os grupos que você registrou.

Lané amentos Futuros: Se você já sabe que irá fazer umaé reforma, pagaé aluguelé ou vai receber no inicio do mês o seué salário, pode já adicionar esses pequenos itens naé planilhaé com o valor definido.

4 já acompanhe seu fluxo de Caixa Pessoal

Se você até agora fez tudo certo, então já esta na hora de damos o próximo passo, analisar oCaixa Pessoal, é Conta a Pagaré e Contas a Receber.

Claro que você deve conter outros relaté rios, mas são esses três citados acima que é mais importante. Porque eles irá o lhe da é visão completa de tudo que esta acontecendo exatamente durante o dia.

Dica: Fiquem sempre de olho nosé cartões de créditosé e não banco. Acompanhe detalhadamente o que acontece.