Como melhorar sua educação financeira
19/03/19

Como melhorar sua educação financeira

Este ano começa com a posse de governadores e presidente eleitos ou reeleitos na última eleição. A esperança é que eles consigam enfrentar de forma competente os desafios de 2019, garantindo estabilidade e desenvolvimento para nossa economia e tranquilidade para nossa população.

Diante desse quadro, serão cada vez mais importantes o controle e o planejamento financeiro por parte das famílias brasileiras. Para evitar o desequilíbrio nas finanças e ajudar em possíveis novas escolhas que tenham que ser feitas, é fundamental que se invista na educação financeira. É preciso também ter cada vez mais hábitos saudáveis, que podem garantir um resultado positivo em nossa vida financeira.

Como todo fim de ano, este é um tempo propício para reflexão dos nossos hábitos, e 2019 vai demandar uma melhoria de nossa educação financeira. Preparamos algumas dicas para que o novo ano possa se tornar concretamente um ano de mudanças na vida financeira.

1) O equilíbrio nas finanças é a base do sucesso da vida financeira. Monte o seu orçamento, levante seus ganhos e seus gastos. Lembre-se da lei mais importante da educação financeira: só se pode gastar menos do que se ganha.

2) É preciso ter sonhos. A organização da vida financeira é o caminho para se conquistar os objetivos. Sonhe, trace planos. No entanto, veja o que vai ser preciso fazer para conquistar esses sonhos, inclusive no aspecto financeiro.

3) Todos os seus sonhos podem se realizar. Fazer uma viagem incrível, comprar um imóvel ou abrir um negócio próprio. Mas é preciso estabelecer um caminho até eles. E ter disciplina para realizar as ações que vão ser necessárias.

4) Reflita sobre o seu consumo. Procure direcioná-lo para o que é realmente importante para você e para aqueles que você ama. Tente descobrir o que de fato te faz feliz.

5) A preocupação com a vida financeira deve ser compartilhada. Na relação a dois, deve haver espaço para o diálogo. Sonhos devem ser divididos para que o esforço seja multiplicado.

6) A busca pela educação financeira deve ser ampliada em nossa família. É importante que esse tema esteja presente na vida de nossos filhos para que eles tenham uma vida mais saudável atualmente e no futuro.

7) É preciso celebrar todas as conquistas. Nossa vida não deve ser somente de sacrifícios. No entanto, é preciso que isso seja realizado de uma maneira planejada e equilibrada.

8) Lembre-se de que estamos vivendo cada vez mais. É preciso nos organizar para ter uma vida confortável durante toda nossa existência. O começo desse preparativo deve ser agora!

9) É importante que você fique atento: mudanças acontecem ao longo do percurso, positivas e negativas. É preciso saber readequar os planos.

10) Faça sempre um balanço. Comemore sua evolução e levante os pontos que ainda precisam de atenção. Mantenha a disciplina.

Fonte: O Tempo