Como se planejar financeiramente para uma viagem de fim de ano em 2017?

Como se planejar financeiramente para uma viagem de fim de ano em 2017?

20160113-dinheirama-casal-financas

Uma viagem de fim de ano é uma boa oportunidade paraé relaxar, passar momentos especiais com familiares ou amigos e recarregar as foré as para um novo ano. Para muitas pessoas, tal realidade parece inatingé velé diante das dificuldades financeiras.

Felizmente, mesmo para quem ganha pouco, é possé vel fazer uma viagem de fim de ano, desde que seja feito um bom planejamento financeiro. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você possa se organizar para isso. Continue conosco e confira!

  1. Escolha um destino que caiba no seu bolso

A viabilidade daé viagemé de fim de ano come a na escolha do destino. Muitas pessoas traé am planos que vé o além de suas condié ões financeiras. Ao definir o local onde você passaré as suas fé rias, não será suficiente levar em conta apenas o desejo de conhecer o lugar.

Já que a inten o é fazer um planejamento consistente, é preciso escolher um destino que caiba no seu bolso. Para isso, algumas varié veis devem ser levadas em conta, como o transporte, a hospedagem e a duração da viagem.

  1. Defina o planejamentoda viagem de fim de ano

Uma vez escolhido o local da viage, é o momento de definir o oré amento. O ideal é fazer umé planejamento preciso para não correr o risco de passar aperto durante a viagem.

é importante ter em mente que os custos de uma viagem não se resumem apenas a passagens e hospedagem. é comum que as pessoas apertem seu planejamentopara encaixar estes itens e se esque am dos gastos no destino, o que pode causar contratempos e estresse durante a viagem.

Assim, leve em consideração todas as atividades, como passeios e refeié ões, ao preparar o oré amento. Com isso, você faráé uma viagem de final de ano sem sustos e sem peso na conscié ncia.

  1. Reserve uma quantia mensalmente

O próximo passo para viabilizar sua viagem de fim de ano é juntar a quantia necessé ria. O recomendado, de acordo com as boas práticas de educação financeira, é definir o que vai ser reservado e separar a quantia imediatamente, antes de pagar as demais despesas de cada mês.

Para que seu planejamentomensal não seja comprometido, alguns ajustes podem ser necessérios. Por isso, faé aé umé controle financeiro listando todas as suas despesasé durante o mês, e é uma ané lise detalhada, a fim de cortar gastos supé rfluos.

é importante lembraré que, ao adotarõessa medidaé e reeducar seus hábitos de consumo, você sentiré os benefícios em toda a sua vida financeira, o que refletiré positivamente no planejamento das viagens futuras.

  1. Pesquise as melhores opé ões de hospedagem

Basta uma rápida pesquisa naé interneté para perceber que, mesmo em destinos e é pocas iguais, é fácil encontrar opé ões de hospedagem dos mais variados né veis de pre o. Com isso, é possé vel escolher uma op o que se encaixe em sua realidade financeira.

Antes de escolher a op o mais barata, poré, não se esque a de observar alguns detalhes importantes. A localização do hotel ou pousada, por exemplo, vai impactar diretamente nos gastos com deslocamentos para o centro e para os pontos turé sticos. O melhor é conseguir a relação custo/benefício mais favoré vel.

  1. Trace o roteiro da viagem

Para não ser pego de surpresa, é importante definir o que será feito no destino da viagem. Pesquise os passeios e atrações disponé veis e a forma de deslocamento para estes locais e apure osé gastosé envolvidos. Assim, você terá uma não é o mais precisa de quanto precisaré desembolsaré e poder até mesmo adquirir entradas antecipadamente e conseguir algum desconto.

é possé vel fazer uma boa viagem de fim de ano mesmo com pouco dinheiro. Quanto mais cedo você colocar em prática as dicas apresentadas, melhores será o as condié ões financeiras para aproveitar suas fé rias.