Conciliando as atividades do dia a dia

Conciliando as atividades do dia a dia
 
O ritmo intenso do dia a dia pode ser uma realidade para muitas pessoas. Com isso, se faz necessário aprender a conciliar as atividades: trabalho, estudos, família, amigos, lazer, tempo livre. Otimizar o tempo gasto pode ser uma boa maneira de evitar situações desagradáveis, como por exemplo se envolver tanto no trabalho a ponto de deixar de estudar para uma prova.
 
Buscar esse equilíbrio pode ser um desafio, pois a experiência geralmente vem por meio das tentativas e dos erros. Apesar disso, existem alguns caminhos para aumentar as chances de acertar logo de cara.
 
Separar para organizar
A analista de sistemas Maressa Oliveira, 21 anos, está acostumada com uma rotina intensa. Apesar de ainda estar começando a vida profissional, já viaja a trabalho quase toda semana, faz cursos de especialização pela empresa, está entregando os últimos trabalhos para a faculdade, faz academia todas as manhãs e mantém os finais de semana para lazer com amigos e família. Quanta coisa!
 
Ao se organizar, ela consegue ser mais produtiva em cada tarefa. “Divido as minhas prioridades e procuro ter foco no que estou fazendo, sem misturar questões do trabalho com estudos ou vida pessoal”, diz Maressa.
Essa organização também acontece com o bolso. Conforme foi crescendo no trabalho, Maressa foi aprendendo cada vez mais a administrar o dinheiro. “Tenho todas as minhas contas em uma planilha de gastos para não desequilibrar meu orçamento”, afirma.
 
4 dicas para otimizar o seu tempo
– Estabeleça metas, prioridades e planeje seus horários. Além de facilitar a organização do seu dia, também evita que outras atividades sejam prejudicadas.
– Organize o dinheiro para usar na escola ou faculdade, seja para pagar a mensalidade, fotocópias de documentos, livros, alimentação, trabalhos extras, transporte, etc.
– Separe um tempo exclusivo para descansar e se divertir, pois isso é essencial. Vale se organizar para cumprir todos os compromissos durante a semana e deixar o sábado e o domingo para o lazer, como a própria Maressa faz. Estar com os amigos, ir ao cinema, ler, almoçar com a família, etc.: o importante é relaxar!
– Tenha um plano B para imprevistos financeiros. O ideal é ter uma reserva de emergência para usar somente quando for necessário (casos de desemprego, doenças, etc.) e ver se pode economizar em gastos variáveis como passeios, roupas, conta do celular, entre outros.
 
Fonte: Meu Bolso em Dia