Conferé ncia de previdência terá proposta para melhoria da previdência social

Os representantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) estão discutindo o projeto básico da 1ª Conferência Nacional de Previdência Social, prevista para o segundo semestre de 2013, cujo objetivo é promover o intercâmbio de experiências entre profissionais que atuam na gestão da seguridade social e elaborar proposta para a melhoria da Previdência Social brasileira. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois dará oportunidade para que os Conselhos Regionais possam também apresentar suas reuniões, balanços e avaliações”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Para o ministro, a Conferência é formulada para suprir uma omissão feita até agora, visto que outros ministérios relacionados à temática da Seguridade Social já realizaram eventos semelhantes.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Cid Pimentel, a Conferência será composta por quatro etapas. Primeiro, haverá uma videoconferência nacional com o objetivo de orientar os Grupos de Trabalhos dos Conselhos de cada Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quanto às diretrizes para realização das Conferências Regionais. Além das cinco Superintendências Regionais, participam desta etapa os 96 Conselhos de Previdência Social e o CNPS.

Políticas de Previdência Social, diálogo social, envelhecimento ativo e gestão previdenciária são os quatro eixos temáticos da segunda etapa, composta pelas Conferências Regionais de Previdência Social. Em seguida, haverá o Seminário Preparatório da Previdência Social, no qual serão consolidadas as propostas regionais e elaborados o tema central e o texto-base para a Conferência Nacional.

A 1ª Conferência Nacional da Previdência Social que contará com a participação dos ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde, Desenvolvimento Social, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, Ciência, Tecnologia e Inovação, Previdência, além da sociedade civil, INSS, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).