Confira dicas para economizar em ate 15% no supermercado

Os supermercados se transformaram em locais onde é possível viver intensas experiências sensoriais, além de comprar os produtos que você precisa. Quem se organiza antes de fazer compras pode economizar até 15%. Com tantos estímulos para aumentar o consumo, é importante que se organize e saber direcionar suas compras. O supermercado é um lugar que as famílias comprometem boa parte do orçamento mensal, cerca de 21%. Ouça a entrevista com o economista Erivaldo Lopes.

Confira 7 dicas para uma boa economia.

1- Na hora de fazer uma compra, o consumidor precisa ser racional, analisar a qualidade dos produtos e gastar com coerência.

2- O ideal é escrever os produtos por seções e tentar seguir estritamente o que está na lista

3- Há dois tipos de compras: uma para o abastecimento do lar e outra para repor os produtos que acabaram.

3.1 A compra para o abastecimento é mais racional do que a compra de reposição, que ganha um componente emocional, já que o valor gasto é menor e o consumidor fica propenso a comprar mais.

4- Se o consumidor chega ao supermercado e encontra uma promoção de um produto não perecível, a sugestão é que ele faça um estoque.

5- Quem decide aproveitar as ofertas precisa se concentrar no que realmente está mais barato. Muitas vezes o consumidor é atraído pelas promoções e acaba comprando muito mais do que deveria.

6- Além das marcas, o consumidor que sabe identificar o perfil de cada estabelecimento sai ganhando. Alguns focam na venda de produtos mais básicos, outros em frutas, por isso é importante aproveitar o que cada um tem de melhor e nunca comprar todos os produtos em um único lugar.

7- O consumidor também pode concentrar a compra dos utensílios básicos, como produtos de limpeza e alguns alimentos, nos supermercados de bairro.