Confira dicas para uma negoci é o de d vida bem-sucedida

O Brasil tem mais famílias endividadas e as dívidas estão cada vez maiores. Uma pesquisa mostrou que o número de pessoas que não conseguem pagar as contas aumentou 19% no primeiro semestre de 2012.

O Serasa selecionou algumas dicas importantes para quem tem dívidas e deseja pagá-las. Veja um passo a passo para uma renegociação bem-sucedida:

– Antes de renegociar, faça suas contas e anote no papel uma proposta que se encaixe no seu orçamento.

– Não recorra ao cheque especial ou a empréstimos que possuam taxas muito altas. Tente procurar alternativas mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.

– Na hora de renegociar, tenha em mãos todas as informações que podem ajudar na conversa, como as contas em atraso e as cartas de cobrança que recebeu em casa.

– Avalie com calma as suas reais condições de pagamento e tenha clareza se, para regularizar suas dívidas, você precisa de prazo, de desconto, ou das duas coisas.

– Ao procurar a empresa para a qual você está devendo, seja sincero com o atendente que irá avaliar o seu caso. Não se sinta constrangido, fale abertamente sobre os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas.

– No momento da renegociação, ouça a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso você não esteja de acordo, apresente a sua sugestão. Tente chegar o mais próximo possível das condições que você apresentou, antes de finalizar o acordo.

– Ao fechar a renegociação, não se esqueça de pegar o comprovante que formaliza o acordo sobre o pagamento da dívida.

– Vale sempre lembrar: não caia no golpe de supostas empresas que dizem recuperar o seu crédito de maneiras milagrosas. Não há outra forma de regularizar uma dívida a não ser mediante o pagamento da mesma ou o acordo formal com a empresa. Você mesmo pode renegociar a sua dívida e não precisa pagar a ninguém para fazer isso.

– A renegociação de dívidas mostra que você tem interesse em pagar o que deve e é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros. Valorize e cumpra o acordo realizado.

Confira as dicas na íntegra no site do Serasa