Conhe a 9 práticas de consumo consciente
28/11/17

Conhe a 9 práticas de consumo consciente

comopagardividas-materia-620x400

Comprar é o objetivo e até o passatempo de muitas pessoas, que veem esse ato como uma recompensa pela quantidade de tempo que passaram trabalhando. No entanto, muitas vezes o consumo acaba fugindo do controle e gerando gastos desnecessérios, além de impactar negativamente no meio ambiente. Mas como encontrar o equilé brio e realizar um consumo consciente? Hoje trouxemos 9 práticas que podem te ajudar nisso, confira!

  1. Faça a uma lista de compras

Por mais que você acredite que se lembra de tudo o que compraré no mercado, fazer uma lista te ajuda organizar melhor seué oré amento e a ir diretamente até os produtos que você, realmente, precisa. Isso evita a tentação de passar pelos corredores de doces e guloseimas.

Outra vantagem de fazer uma lista de compras é que você poderé pensar com calma quais são as verduras, os legumes e as frutas necessérios e em quais quantidades eles devem ser adquiridos.

Esse tipo de produto estraga com muito mais facilidade e fazer a lista impede o desperdé cio de alimentos. Você ainda pode dividi-los em sacos plé sticos e vasilhas, além de congelé -los para aumentar a durabilidade.

  1. Reaproveite e recicle

Você sabia que pode utilizar muitas cascas de alimentos para o preparo de receitas que são riqué ssimas em nutrientes? Existem também é timas opé ões para usar as sobras do almo o de domingo ou mesmo das festas. A dica para a reutilização dos alimentos é procurar na internet receitas com os produtos disponé veis naquele dia.

O que você não puder reutilizar, como as embalagens, alimentos orgé nicos que não são possé veis de reaproveitamento ou outros tipos de resé duos, separe para a reciclagem. Existem muitos pontos de coleta atualmente, procure o mais próximo de você!

  1. Valorize as empresas com responsabilidade social

Diversas empresas já possuem ações que visam é redução do impacto no meio ambiente. Sé o organizações que trabalham com madeira e fazem o reflorestamento, indé strias de cosmé ticos que não testam os produtos em animais, fé bricas que produzem por meio de té cnicas antipolui o e muitas outras.

Valorizé -las é fazer um consumo consciente, já que dessa forma outras empresas acabam percebendo a importância de ter responsabilidade social e se engajando também. Além disso, ao adquirir esse produto você terá a certeza de que está fazendo a sua parte.

  1. Opte por eletrodomêsticos econé micos

O Programa Nacional de Conservação de Energia é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Eles disponibilizaram o Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também te ajudam a economizar na conta de luz.

  1. Utilize a internet a seu favor

Quando você faz compras no cartão, recebe sua via do comprovante e vai colecionando aquele monte de papé is na carteira? Isso é desnecessério. Apesar de ser importanté ssimo ter umé controle de finanças, é possé vel fazer isso por meio de uma rápida consulta no aplicativo ou site do seu banco.

Sendo assim, não hé mais necessidade de guardar os comprovantes, basta se informar no momento da compra, que sua via não é necessé ria. Você também pode optar por receber boletos bancé rios por e-mail e visualizar seu extrato na internet. Além de ser mais cé modo e simples, você evita o uso de papel e o planeta agradece.

  1. Reduza o consumo de é gua e energia

Uma das formas de realizar um consumo consciente é administrando a utilização da é gua e energia elé trica em sua casa. Algumas atitudes simples podem fazer com que você reduza o consumo e ainda economize nas contas. Lembrar-se de tirar do congelador os alimentos antes de preparé -los e evitar utilizar o micro-ondas é uma das formas de evitar o uso desnecessério do equipamento.

Secar roupas atrês da geladeira também pode aumentar o consumo de energia. Evite deixé -la perto do fogé o ou em locais em que fique exposta ao sol, pois isso faz com que ela consuma mais energia para fazer o resfriamento.

Além disso, vale a pena regular o termostato da geladeira no inverno, afinal, nesse período não é necessério que ela esteja em uma temperatura extremamente baixa. Retirar da tomada os equipamentos que estão em stand-by também é vantajoso, pois eles podem representar até 12% do consumo de energia de uma casa.

Usar menos o ar-condicionado pode ser um pouco difácil para quem já está habituado. No entanto, em dias mais amenos, durante a noite é possé vel ajustar o timer e programé -lo para que ele desligue sozinho um tempo depois.

  1. Evite excessos

Diariamente, somos bombardeados com promo ões. Isso acontece, principalmente, em feriados e datas comemorativas quando costumamos comprar produtos e também presentearmos as pessoas. Analise se o produto realmente terá uma utilidade e evite compras em grandes quantidades.

Muita gente ainda acumula objetos decorativos, compra acessérios que não utilizaré e até coleciona roupas e sapatos, sem ao menos precisar daquilo. Verifique se você tem algumas dessas atitudes e repense-as, pois a conscientização é o primeiro passo.

  1. Faça a doações

Tire um tempo para organizar as suas coisas e separar o que você não usa mais. Separe roupas, sapatos, utensé lios de cozinha e até objetos que você não usa mais e faé a doações. Enquanto muitas pessoas passam a vida acumulando coisas, outras podem estar precisando delas. Não te custaré nada se desfazer desses pertences.

Existem muitas ONGs que aceitam doações. Faça a visitas a elas, conhe a de perto como funciona o trabalho delas e escolha uma para doar coisas que estejam em bom estado, mas que para você não tem mais serventia.

  1. Espalhe a ideia de consumo consciente

Além de tomar as atitudes para ter um consumo consciente, também é importante espalhar estas ideias. Converse com seus amigos e familiares sobre as atitudes deles com relação ao próprio consumo. Isso é importante para que cada vez mais pessoas reflitam sobre o assunto e assim tomem atitudes que será o positivas para si mesmas (sobrar dinheiro no final do mês) e para o planeta.

Uma forma de come ar a divulgar o consumo consciente é compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais. Faça a isso agora mesmo e espalhe essa ideia!