Consumidor entre 18 e 24 anos movimenta 57% das compras no p s
08/10/15

Consumidor entre 18 e 24 anos movimenta 57% das compras no p s

consumidor-era-digital-bootcampEstudo realizado pela B2 apresenta ao mercado os principais hábitos e preferé ncias de brasileiros, entre 18 e 24 anos. De acordo com o levantamento, os jovens são responsé veis por 57% da movimentação financeira do país, o que corresponde um poder de compra de R$ 32 bilhões por ano. Por esse motivo, se tornou um dos principais alvos das empresas.

A pesquisa Radar Jovem está na sua terceira edi o e três números significativos para o varejo e operadoras de cartão. O Jovem brasileiro, na sua grande maioria prefere fazer suas compras é vista. Segundo o estudo, mais da metade usa o cartão de dé bito. Na seq ncia, dinheiro (46%), cartão de crédito – é nica parcela (18%) e apenas 17% preferem parcelar suas compras. Entre as prioridades de compra, celular e tv a cabo aparecem bem citadas (55%), seguidos de transporte (53%) e vestué rio, com 48%.

De forma quantitativa, o estudo é realizado com jovens de todo o Brasil e aborda temas como fonte de renda, marcas consumidas X desejadas, perfil de compra, posicionamento sobre o cené rio polé tico e econé mico do país, entre outras informações valiosas que causam grande impacto no consumo e comportamento desse perfil, que já é responsável por 57% da movimentação financeira do país, o que corresponde a um poder de compra de mais de R$ 32 bilhões ao ano.

A B2 diz que “diferente das tradicionais pesquisas, o Radar Jovem 2015 apresenta informações relevantes e diferenciadas de forma que as empresas se comuniquem com esse consumidor”.

– Hoje, os jovens são bombardeados de informações e sugestões de consumo. Para dialogar com esse pé blico, é preciso ser assertivo – explica Ricardo Buckup, sé cio-fundador da B2.

A metodologia do estudo acontece em três fases: Mé dulos 1 e 2 e acompanhamento. No Mé dulo 1 o participante responde uma pesquisa etnogré fica, dividida em dados pessoais, de consumo (aquisi o de informações, relação com polé tica e lazer), bens de consumo (produtos que costuma comprar e marcas que admira), alimentação e transporte. O Mé dulo 2 abrange intené ões de comportamento do participante para um determinado período (rotina). Já o acompanhamento ocorre, em tempo real, por meio de médias sociais, o que auxilia a compreender e a comparar as intené ões e atitudes do jove, e mostra o que hé por três das pesquisas. A consolidação das informações é realizada com base no cruzamento das intené ões de comportamento e das ações efetivamente realizadas.

Criado em 2012, o Radar Jovem teve como finalidade abranger os principais polos université rios, primeiro em Sé o Paulo, posteriormente para todo o país. Em 2014, o objetivo era mapear talentos e proporcionar experié ncias reais para aproximar os jovens de uma rotina de mercado. O projeto surgiu de uma necessidade de que as empresas reclamavam do despreparo do jovem e esse, por sua vez, achava que a faculdade deveria ser uma base profissional, mas que acabava desistindo no meio do processo. Essas duas expectativas motivaram a pesquisa.

Educação financeira na infé ncia é fundamental para 88% dos brasileiros

Os consumidores consideram importante a educação financeira das crianças. Pesquisa nacional realizada pela Boa Vista Serviço Central de Prote é o ao Crédito (SCPC) para mapear hábitos de consumo para o Dia das Criané as e a Educação Financeira na Infé ncia revelou que 88% dos brasileiros consideram “muito importante” a educação financeira para crianças. No ano passado, essa porcentagem foi de 76%.

Entre os entrevistados, 18% adotaram o sistema de mesada ou de semanada. Nesse grupo, 52% optaram por essa prática para estimular a educação financeira, enquanto 26% fizeram essa op o para ajudar as crianças a comprar lanches e outros produtos para alimentação. Para 21%, a mesada é uma recompensa pelo bom comportamento.

O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que em 96% dos casos as mesadas são pagas em dinheiro e que os demais optam pelo cartão, como forma de estimular os filhos a organizarem suas despesas.

Além disso, o levantamento revelou que 49% tem o hábito de poupar para os filhos. Desse grupo, 63% guardam dinheiro para apoiar as crianças nos estudos (escolas, faculdades e cursos extras). Destes, 38% poupam até R$ 50 por mês e 62% conseguem guardar acima desse valor.

Apesar dessa preocupação, 57% dos pesquisados pela Boa Vista SCPC revelaram que recorreriam aos recursos poupados para os filhos em caso de emergé ncia financeira. Desse total, 54% utilizariam apenas parte da poupané a em situações de necessidade, mas 46% admitem que poderiam recorrer ao total investido para resolver pendé ncias financeiras urgentes.

Quase metade dos entrevistados (47%) disseram que podem substituir o tradicional presente do Dia das Criané as por uma aplicação financeira. Nesse caso, a principal op o é a caderneta de poupané a, com 74% das mené ões.

A amostra obtida foi de 1.034 respondentes.