14/10/13

Cozinhando sem desperd cio

Você também pode economizar na cozinha, em relação aos restos que você não usa nas receitas principais. Preparamos dez dicas para diminuir o desperdício na sua cozinha e ajudar você a aumentar o cardápio da sua família.
 
1 – Restinho do vegetal: não jogue fora. Guarde em uma vasilha, coloque no congelador e acumule um pouco. Quando achar que tem o suficiente, adicione água, leve ao fogo e faça um caldo caseiro com cebolas, cenouras, etc.
 
2 – Toque de sabor: as folhas do aipo são inutilizadas. Mas são saborosas e caem bem em uma sopa ou bolo de carne.
 
3 – Tomates muito maduros: leve-os ao forno até secare, coloque em um pote de azeite e guarde no congelador. Podem ser consumidos por mais uma semana.
 
4 – Para o purê: para a mandioca durar mais, descasque, cubra com água e deixe numa vasilha tampada até o momento de usar.
 
5 – Geléia no potinho: é uma das melhores e mais duradouras receitas para aproveitar frutas por um longo tempo.
 
6 – Congelando: colocar frutas e alimentos que sobraram no freezer ou em embalagens a vácuo também aumenta o tempo de duração.
 
7 – Suco inteligente: as cascas das frutas podem ser levadas direto ao liquidificador, quando batidas para sucos ou receitas. Em algumas frutas, é na casca que está a maior parte dos nutrientes.
 
8 – Sopa turbinada: pães velhos dão ótimas torradas. Em pequenos pedaços, se dissolvem e fazem o caldo ficar mais grosso.
 
9 – Deliciosos caldos: não jogue fora ossos de galinha ou carne. Transforme-os em tempero.
 
10 – Sobra de bolachas e biscoitos: junte todos os quebradinhos em um vidro fechado e use como cobertura de bolos e tortas.
 
Fonte: Meu Bolso em Dia
Meu Bolso em Dia