Cuidado na hora de aproveitar as grandes promo  es da Black Friday

Cuidado na hora de aproveitar as grandes promo es da Black Friday

shopping_2

Nesta sexta-feira (25/11), acontece a Black Friday, datam em que muitas lojas do país proporcionaré o grandes descontos para os consumidores. Assim, é uma é tima dica para quem já sabe o que quer comprar para o natal e pode antecipar esta compra. Mas, cuidado, para que o impulso das promo ões não se tornem em dívidas.

já Comprar adequadamente e com bons descontos é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Mas, cuidado, não recomendo que comprem coisas que não estejam dentro de seu planejamento, pois, normalmente são nos impulsos das promo ões e do consumismo descontrolados que as pessoas se endividam alerta Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) Educação Financeira e autor dos livros Livre-se das Dé vidas e Terapia Financeira.

E para quem já se planejo e quer encarar uma maratona de compra é importante algumas dicas, roupas conforté veis e uma dose extra de pacié ncia são fundamentais. já Muitas vezes por estarem estressadas as pessoas compram por impulso, sem pesquisar e em fun o disto pagam mais lembra Domingos, que preparou dicas de compras para presentear as pessoas sem que isso reflita em um ano de 2017 cheio de dívidas.

já As pessoas são estimuladas ao consumo e acham que é fundamental gastar mais do que possuem. Assim, para poder arcar com estes gastos utilizam de linha de créditos, como parcelamentos, que nada mais são do que forma de formas de endividamentos, isto, em conjunto com outros compromissos já firmados se torna uma já bola de neve já que leva a inadimplé ncia. Assim, é fundamental educação financeira para que a aquisi o de um bem tenha significado e aconte a por meio de reflexé o e dentro das reais condié ões financeiras explica Reinaldo Domingos.

Veja dicas da Abefin para economizar na hora de comprar na Black Friday:

1) Não compre produtos caros se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dé vida. Se for inevité vel, tenha certeza de que cabe no oré amento.

2) Analise se a compra não traré custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente.

3) Negocie sempre. Na maioria dos casos existem folgas para abaixar o pre o, mesmo na Black Friday.

4) Faça a uma lista de do que pretende comprar e quanto pretende gastar com cada ite, estabelecendo limite de gastos.

5) Sé parta para realizar as compras com o valor total a ser gasto pré -definido, busque ajustar os gastos a estes. Não se deixe levar por promo ões.

6) Não compre por impulso e tenha tempo para pesquisas mais aprofundadas. Errar nesses pontos fazem com que as pessoas comprem pagando mais caro

7) Se o planejamentofamiliar pede cautela, aproveite para iniciar a família na educação financeira. Pe a para ela dar alternativas de compras dentro de faixas de valores que você possa assumir. Envolva a criança na pesquisa de pre o. Mostre a ela as opé ões que cabem no bolso.

8) Comece a poupar desde já para aproveitar oportunidades como essas, pois poderé comprar sem preocupação.

9) Procure, por meio de conversas, saber quais são as reais necessidades da família, na maioria das vezes as compras são apenas para realizar desejos imediato, não agregando real importância para as pessoas.