14/01/13

Cultive novos hábitos financeiros em 2013

O ano novo teve início e agora serão mais 365 dias para adquirir novos hábitos financeiros e previdenciários. A dica é: não colocar um objetivo muito elevado ou tentar implementar um sofisticado controle de todos os gastos, desde os mais relevantes até os menores, fazendo um relatório minucioso e diário, incluindo todos os membros da família. Esqueçam! Logo haverá “stress familiar” e vocês deixarão este controle minucioso de lado e voltarão ao “controle zero”.

Então, iniciem com um pequeno pedaço de papel, uma planilha ou qualquer outra forma que lhes convierem. De um lado do papel marque os recebimentos familiares (salários, ganhos extras, etc.), na maioria dos casos terá uma ou duas linhas. Agora, do outro lado, marque os pagamentos familiares (aluguel ou prestação do financiamento do imóvel, energia elétrica, água, telefones – fixo/celular, condomínio, despesas com alimentação/saúde/educação, etc.), pela quantidade de itens envolvidos pode-se imaginar que serão muitas linhas.

Veja, se vocês fizerem este pequeno esforço por 90 dias terão condições de avaliarem quais são os gastos que mais pesam no orçamento e verificarem se há possibilidade de reduzir um ou mais desses gastos.

Por incrível que pareça a maioria das pessoas não sabem quanto ganham e quanto gastam!!!

A segunda etapa é a mais difícil de implementar, qual seja, a execução da redução dos gastos familiares, pois envolve situações psicológicas, conflitos de “poderfamiliar e até mesmo sentimentos de culpa.

Comece hoje ou ficará para as promessas dos finais dos anos de 2013, 2014, 2015…