02/10/12

Dados apontam retomada da economia brasileira

 O painel de instrumentos da economia brasileira confirma: após um longo período de desaceleração iniciado na largada de 2011, uma série de indicadores divulgados este mês aponta para uma retomada das atividades. Desde o avanço de 9,6% nas vendas de papelão ondulado em agosto, dado considerado um termômetro por refletir a expectativa da indústria que precisa embalar mercadorias, passando pelo desempenho do comércio e pela prévia do PIB, números, índices e percentuais interpretados por especialistas indicam um ritmo forte de recuperação.

CONFIRA OS INDICADORES

Atividade econômica

Junho: 0,3%

Julho: 1,6%

Indicador da Serasa Experian sobre nível de atividade teve avanço em junho e julho em relação a iguais meses do ano anterior.

Atividade no comércio

Julho: 1,4%

Agosto: 2%

Aumentaram as consultas ao serviço de proteção ao crédito, mostrando volta das intenções de compra.

Vendas no comércio

Junho: 1,5%

Julho: 1,4%

Indicador do IBGE mostra que nos últimos dois meses as vendas voltaram a subir depois de retração de 0,8% em maio.

Confiança da indústria 

Agosto: 104,1 pontos

Setembro: 105 pontos

Sondagem da Fundação Getulio Vargas mostra que empresários do setor, o mais afetado pela crise, estão mais esperançosos em relação aos negócios.

Confiança do pequeno e médio empresário 

Para o 3º trimestre: 71,2 pontos

Para o 4º trimestre: 74,1 pontos

Levantamento do Insper e do Santander mostra a percepção de menos riscos para a economia brasileira, sendo os empresários do comércio os mais otimistas.

Embalado para o futuro

Julho: 122,11 pontos 

Agosto: 133,84 pontos 

Subiu o índice de expedição de papelão ondulado entre junho e julho, considerado indicador antecedente por estar presente na maioria das embalagens de produtos.

(Diário Catarinense)