Close Up Of A Man Shopping Online Using Laptop With Credit Card

Close Up Of A Man Shopping Online Using Laptop With Credit Card

Pensar que o cartão de crédito é riqueza

A facilidade de uso do cartão de crédito causa uma falsa sensação de riqueza, mas você deve ter conscié ncia que não ficou mais rico ao ter o limite do cartão aumentado. Para o Banco Central, institui o responsável por controlar a inflação do país, serviços como cheque especial e cartão de crédito funcionam como uma espé cie de já adiantamento de riqueza já . Com eles, você tem imediatamente um dinheiro que receberia no acumulado dos próximos meses.

Como todo serviço, esses também tem custos. A operação é comparada com o aluguel de uma casa. Né pagamos aluguel para morar em um imé vel de outra pessoa. Com o crédito é a mesma coisa: por meio das taxas de juros, nós pagamos já aluguel já desse dinheiro que estamos antecipando.

Entrar no crédito rotativo

Quando você não paga o valor total da fatura até o dia do vencimento, automaticamente está contratando o chamado crédito rotativo. O valor restante é adicionado na fatura seguinte sob uma da maiores taxas de juros do país, que está pré xima a 333.92% ao ano.

A professora Gabrielle Batista Dias, de 28 anos, conta que cair no rotativo foi a solu o já mais errada já que ela tomou quando estava endividada. Université ria, aos 22 anos, ela devia de cartão de crédito três vezes o que ganhava como monitora na faculdade.

Depois de muita angé stia, ela tomou algumas medidas para resolver o problema: cancelou o cartão, o cheque especial e conseguiu um emprego fora da universidade. Mesmo recebendo mais, ela ainda precisou de oito meses para quitar a dé vida.

já Eu fui pagando, pagando e sempre estava piorando a situação. Não resolvia nada.

Ter vários cartões

Eduardo Coutinho, professor de finanças do Ibmec, defende que ter apenas um cartão é o suficiente. Fazer uma cole é o deles sé gera mais gastos com pagamento de taxas desnecessé rias e estimula o consumidor a se endividar.

já A dica é concentrar tudo em um cartão sé . Escolha o que atende melhor o seu perfil. Procure as operadoras que cobram os juros mais baixos. Se a pessoa viaja muito, olhe aquelas que oferecem mais benefícios com os programas de pontos.

Emprestar e ter cartões adicionais

Querer ajudar aquele amigo ou parente emprestando o seu cartão de crédito pode causar muita já dor de cabe a já . Se ele não pagar e o valor estiver acima do seu oré amento, o endividamento vai ser inevité vel. Outra fonte de problemas são os cartões adicionais. Para Coutinho, tudo vai depender do perfil da pessoa a quem vai oferecer o cartão extra. Se for uma pessoa que não consegue conter os gastos, é melhor evitar.

já A utilização do cartão é muito simples. Você entrega, paga e acabou. Isso cria uma facilidade que descontrola.

No controle

já Vai ter cartão de crédito? Monitore-se e não perca o controle essa é a dica de Coutinho para quem quer manter o benefício. Com o uso consciente, ele oferece vantagens como pagar por algo que está precisando, suprir alguma necessidade em situações de emergé ncias e aproveitar a oportunidade para fazer um bom negé cio.

já Tem pessoas que pagam todas as contas com o cartão. Isso é uma facilidade também. A é nica coisa que não pode acontecer é você gastar mais do que o seu planejamentopermite.

Regras do rotativo

Quando Gabrielle estava no sufoco com as contas era permitido o pagamento mínimo de 15% em todas as faturas do cartão, entrando no chamado rotativo. Isso abria portas para um endividamento sem fi, uma vez que o restante do valor era é lané ado na fatura seguinte com juros e assim sucessivamente. Para evitar essa já bola de neve desde abril ano passado, o CMN (Conselho Moneté rio Nacional) determinou que se o mínimo for pago, o consumidor tem 30 dias para quitar o resto ou contratar outro financiamento mais barato mais acabar com a dé vida.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: R7


Leia também