Devo resgatar minha previdência agora?
17/07/20

Devo resgatar minha previdência agora?

Não se assuste com as quedas em momentos de crise. Previdência é um investimento de longo prazo

Em momentos de grandes crises, como a atual, causada pela pandemia do novo coronavírus, é realmente difícil a tomada de decisão. Por isso, é extremamente importante ter calma e cautela para não tomar uma decisão que possa lhe causar arrependimentos no futuro. Por exemplo, você já imaginou se tivesse solicitado o resgate dos recursos acumulados em seu plano de previdência complementar em meio à crise atual? Não seria melhor esperar o seu plano se recuperar para efetuar o resgate, caso essa decisão seja realmente necessária? Optar pelo resgate em momentos de baixa no mercado, em que as cotas se encontram desvalorizadas, não é recomendado. Ao fazê-lo, você estaria assumindo uma perda financeira, e ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

Você sabe o que os grandes investidores fazem em momentos assim? Justamente o contrário! Eles aportam recursos para aproveitarem a potencial recuperação dos ativos quando o período de baixa passar. Falamos sobre isso em outro texto desta série, onde reforçamos a importância da estruturação de uma reserva de oportunidade. Grandes investidores, como Warren Buffett, por exemplo, mantêm reservas aplicadas em investimentos seguros e com alta liquidez para se beneficiarem destes momentos.

Crises são cíclicas e a recomposição dos preços dos ativos financeiros é uma questão de tempo. Tempo da economia se reequilibrar e precificar novamente os seus investimentos. Portanto, são se assuste com quedas em momentos de crise. Previdência é um investimento de longo prazo e alguma oscilação é natural no mercado financeiro. O que vai proteger o seu dinheiro é planejamento, regularidade nos aportes e uma boa gestão e alocação desses recursos. Um plano de previdência complementar conta com profissionais habilitados para buscar isso pra você.

Todo esse contexto só demonstra que um bom planejamento financeiro para o futuro também protege a saúde financeira no presente, dá mais segurança e reduz riscos de eventuais crises. Estar preparado para eventos como este é fundamental. É a melhor proteção que você pode dar ao seu patrimônio financeiro.

#issoprotegesuavida

Programa de Educação Financeira e Previdenciária A Escolha Certa

Compartilhe nosso conteúdo com a hashtag #issoprotegesuavida nas redes sociais!

 –

Outros textos desta série:

A importância de não realizar resgate na previdência em momentos de baixa do mercado

Diversificação de investimentos: segurança de receber sua aposentadoria

Diversificação de investimentos: segurança de receber sua aposentadoria

Mercado em baixa? Agora é hora de investir em Previdência!

Você certamente já ouviu o mais famoso jargão do mercado financeiro

Consumismo e previdência complementar

Não pense duas vezes: faça um aporte extra com o mercado em baixa

Sabia que você pode seguir na sua previdência complementar mesmo após se desligar de sua empresa?