Dia Mundial da Poupan a

Dia Mundial da Poupan a

ESCOLHA CERTA_FACEBOOK

Celebrado no dia 31 de outubro, o Dia Mundial da Poupané a é uma data para lembrarmos o ano inteiro.

A data tem origem no ano de 1924, quando o Instituto Mundial de Bancos de Poupané a, na Ité lia, um ano após a sua fundação, a criou. No Brasil, no entanto, passamos a comemorar a data alguns anos depois, em 1933. Os objetivos e as intené ões são desde logo muito claras: conscientizar as pessoas da importância da constitui o de uma poupané a que possa lhe garantir um futuro digno.

O momento atual, de conturbado cené rio polé tico-econé mico, demanda ainda mais aten o neste quesito. Precisamos estar preparados para lidarmos com as adversidades que um cené rio de crise nos obriga a enfrentar. Nessa hora, a educação financeira vem cobrar o seu papel. A racionalização das finanças pessoais, ou, traduzindo, a organização das contas, é um componente decisivo no momento em que decidimos poupar e, mais importante, poupar com qual objetivo.

Dia de poupar são todos os dias, não somente no final do mês. Não é preciso e tampouco desejá vel simplesmente deixar de consumir, mas consumir conscientemente, com crité rios de escolha bem definidos, isto é, diferenciando nossos desejos das nossas necessidades. Evitando as armadilhas do mercado publicité rio e do consumo impulsivo (como, por exemplo, ir ao supermercado quando bate aquela fome…).

Poupar, todavia, não é somente economizar recursos financeiros e guardar o dinheiro em um cofrinho ou em uma poupané a bancé ria. Significa planejar o futuro, por exemplo, atravós da adesão a um plano previdencié rio oferecido pela sua empresa.

Embora o ideal seja iniciar a poupané a cedo, segundo especialistas, nunca é tarde demais para come ar. No entanto, é sempre necessério. Nunca pense que passou o seu tempo de planejar, do contrário, você nunca daré o primeiro passo.

Uma dica definitiva para quem ainda não come ou a poupar: tanto quanto comprar aquele produto que muito desejamos, é muito prazeroso ver a nossa poupané a crescendo mês a mês.