Dicas de economia para compras no supermercado

 * Nas compras de frutas, verduras e legumes, não comprem produtos que estão fora da época, porque podem custar até o dobro do preço. Dê preferência para produtos que possam ir para a geladeira, no último trimestre do ano, as frutas de época que podem ser refrigeradas são: mamão, melancia, abacaxi, goiaba e coco verde, a banana é um produto de época, mas a durabilidade é pequena, portanto comprar em pequena quantidade evitando o desperdício. No caso de legumes e verduras, a alface (pode acondicionar em saco plástico e refrigerar), beterraba, jiló, berinjela, cenoura são também produtos de época entre outubro a dezembro.

* Sabão em pó, dê preferência aos produtos que agridam menos o meio ambiente, hoje os produtos biodegradáveis estão com preços bem competitivos. Compre um sabão mais barato para lavar roupas que sujam menos e um mais ativo para roupas mais suja, ou delicadas, assim você economiza.

* Azeitonas e palmito, às vezes, a promoção está na embalagem de 500 gramas, mas atentar se dentro do seu cardápio dos 15 dias está previstas várias receitas para utilizar estes produtos, ou o barato sairá caro, porque são produtos que após abertos têm período de durabilidade curto, geralmente de 10 a 15 dias, portanto evite desperdício e compre a quantidade que de fato irá utilizar.

* Papel higiênico faça sempre a opção por pacotes de mais unidades, fica mais em conta, o mesmo vale para refrigerantes, mas atentar que o valor é relativo à embalage, portanto um refrigerante após aberto desde que mantenha bem tampada a durabilidade é de 24 horas.

* Desinfetante, produtos de limpeza e detergente avaliar a relação custo – benefício – utilidade, pois um produto com preço 10% mais caro pode render até 30% a mais, sendo este mais barato. 

* Enlatados sempre fazer comparação com embalagens Tetra Pack, existe geralmente diferenças de preços em que certos momentos são ideais consumirem um ao outro.

* Nos meses quentes há aumento da disponibilidade de leite e seus derivados, portanto neste momento é possível pesquisar e comprar promoções, em casos de queijo, manteiga, iogurte e derivados, poré, fique atento ao prazo de validade, algumas vezes curto.

* Lâmpadas optar sempre por econômicas ao invés das comuns, apesar de 10 vezes mais caro, mas duram em média de 2 a 3 anos e consomem até 70% menos energia (em média de R$ 1,00 a R$ 3,00 cada as domésticas de economia por mês), acaba auxiliando o seu bolso no longo prazo e é sem dúvida mais barata.

* Ponta de gôndola e feirinhas (bancas com exposição de produtos), geralmente são produtos de promoção que têm rodízio de preços, portanto o valor de hoje nem sempre é o mesmo de amanhã. Geralmente aí estão boas promoções, mas atente a prazos, características dos produtos e não esqueça da regrinha básica de economia pesquisar, portanto a pesquisa em dois supermercados no caminho de suas compras é essencial.

* Shampoos, desodorantes, giletes, creme de barbear e creme dental, tenha sempre a opção por 3 ou 4 produtos de marcas diferentes, assim sempre poderá optar por uma que está na promoção, economizando muito em um ano. 

Marque em um papel as compras de todos os meses e avalie sua economia!

Welinton dos Santos – Economista