26/10/12

Dicas para administrar or amento

 O primeiro passo – Traçando objetivos – A professora de finanças Myriam Lund explica que o grande segredo para fazer render o dinheiro e gastar melhor é ter objetivos. Primeiro de tudo, é preciso mudar a mentalidade. Ao invés de partir para a gastança, o melhor é poupar um pouquinho a cada mês e fazer uma reserva para emergências, férias ou mesmo para comprar a sonhada casa própria. "Isso se chama planejamento estratégico de vida. Ter objetivos ajuda a gastar melhor, porque o salário vai render muito mais. É o grande segredo". O economista Paulo Portinho assina embaixo. Ele explica que não se pode esperar chegar no fim do mês para ver o quanto guardar: "Dinheiro nunca sobra. Por isso a necessidade de reservar". Portinho ressalta que esse gesto é o que os americanos chamam de "to save money" ou, em bom português, "salvar dinheiro". "Reserve parte do que você ganha para a pessoa mais importante do mundo: você", aconselha. 

Segundo passo – Colocando em prática – Depois de traçar seus objetivos, destine uma parte do seu salário a eles. Assim que receber, pegue determinada quantia e separe. Guarde, de preferência, onde possa render. É aí que vem a segunda parte do planejamento. Uma das principais regras para controlar os gastos é priorizar as despesas básicas. Pague as contas essenciais, mesmo antes do vencimento. Assim você não corre o risco de deixar para depois. Ou seja: primeiro vêm os custos fixos e até alguma dívida, o que sobra é dos gastos variáveis.

Terceiro passo – Definindo os limites – Trace limites para seus gastos. Uma boa dica é fazer um planejamento semanal de quanto você pode dispor. Por exemplo, se sobraram 1000 reais do seu salário, divida por quatro e você tem o dinheiro que deveria usar a cada sete dias. Aí entra o malabarismo. No começo pode ser difícil, mas com determinação dá certo.