Dicas para começar 2019 no azul!

Dicas para começar 2019 no azul!

Estamos na reta final de 2018 e já é hora de pensar no próximo ano. Que tal aproveitar os dois últimos meses para se organizar e começar 2019 no azul? Se você está pensando em alguma simpatia, esquece! O segredo é fazer um planejamento financeiro. Separei algumas dicas para te ajudar a fechar o ano bem e com as contas em dia.

  1. Tenha um planejamento financeiro:para isso, é importante anotar TODAS as suas despesas e ganhos. Anote tudo, até mesmo o cafezinho na padaria ou o amendoim no trânsito. Você pode fazer planilha no computador ou utilizar aplicativos no celular, que facilitam bastante e já calculam seus gastos e ganhos.
  2. Faça uma avaliação da sua atual situação:tem dívidas? Quanto falta para quitar? Se sim, evite novos gastos e corte os que não forem necessários.
  3. Planeje os presentes de Natal:avalie quanto poderá reservar para os presentes. Se estiver com dívidas, deverá repensar sobre presentear parentes e amigos. Lembrancinhas e cartões que expressem o que sente, muitas vezes custam mais barato e vão deixar mais sentimento do que um presente caro.
  4. Pratique o desapego:só compre por necessidade e não guarde o que não precisa. Venda, faça brechó ou doe a quem realmente precisa. Quando você tem espaço e consegue visualizar melhor as suas coisas, você consegue consumir melhor tudo o que tem.
  5. Tenha metas:aproveite que o ano vai fechar e organize em um papel tudo o que você quer alcançar a curto (1 ano – como uma viagem), médio (5 anos – um carro novo) e longo (10 ou 30 anos – aposentadoria ou um imóvel próprio).

O modo como você começa o ano financeiramente diz muito sobre como será o resto dele. Pense nisso!

Fonte: Finanças sem fronteiras