Dicas para come ar hoje a ter controle sobre as finanças  pessoais
28/09/17

Dicas para come ar hoje a ter controle sobre as finanças pessoais

shutterstock_158232020

Você mal vé a cor do dinheiro quando recebe seu salário/rendimento?

Você ganha be, mas não tem não é o de onde está indo seu dinheiro?

Segue abaixo uma já TO DO LIST que pode te ajudar a pé r organização nas suas finanças pessoais.
1. Observe-se! Se aceite!
2. Pense! Depois Planeje!
3. Pratique sua organização! E comece agora!
4. Leia bons livros sobre finanças !

1) Observe-se! Se aceite!

Antes de tomar qualquer atitude, pare. Observe-se!

Take your time! Leve o tempo que precisar, essa observação é uma base sé lida para o trabalho que será feito na sequé ncia. Fique tranquila (o) e seja sincera (o) na percep o que terá a respeito da forma como você se relaciona com o dinheiro.

Se perceber alguma verdade desagradé vel, não feche os olhos! Um bom exemplo de uma verdade chata de ser aceita é que já muitas(os) de nós compramos coisas sem necessidade, e depois nos arrependemos normalmente compras desnecessé rias (e por vezes bem caras) acontecem num rompante, e escondem uma caré ncia, um vazio que finge ser preenchido com o ato de já gastar, gastar, gastar já .

Observou-se? Registre suas descobertas! Enté o, aceite que você é como você é, que você é quem você é . A negação nesse está gio é um veneno iné til, por isso, eu reforé o a importância de aceitar os fatos tais como são antes de passar para o próximo passo.

2) Pense! Depois planeje!

ra que você já tem as informações sobre seu comportamento com o dinheiro, é hora de fazer a ané lise disso. Funciona exatamente como uma ané lise de histórico empresarial, onde um profissional se debrué a sobre os registros e colhe dados preciosos que será o devidamente utilizados para a confec o do oré amento/planejamento financeiro do peré odo.

Analise com carinho os seus gastos, note quais são iné teis e podem ser cortados do seu oré amento, note quais despesas podem ser reduzidas, e quais são inevité veis.

Pense em como seu dinheiro pode ser melhor usado, pense em como fazé -lo durar o mês, pense ainda em como fazé -lo render juros. Estude para isso, pesquise as opé ões, pode ser muito divertido aprender a cuidar do seu próprio dinheiro.

Faça a planos. Planeje cortes, essa é uma fase dolorida, poré, necessé ria. Tudo que você gasta na rua ou com outros profissionais, e que você pode, dentro da sua realidade de tempo e condié ões fazer você mesma (o), vale a pena se tiver um bom motivo para esse sacrifé cio, como um sonho de viagem por exemplo. Alié s, ter metas claras para o seu dinheiro é uma estraté gia é tima para conseguir manter o foco.

O contraponto é planejar a sua retirada, a parte do seu rendimento que será reservado para você usar como achar melhor, um valor fixo em percentual que deveré ser criteriosamente respeitado, ache o seu valor, pode ser 3%, 5%, 10%. Tem que fazer sentido para você, e ningué m mais.

Crie categorias para você entender melhor. Especifique em vestué rio, lazer, saúde, educação, moradia, ou em outros té picos que tenham importância para você. Use uma planilha de Excel para isso (tem muitas gratuitas na internet), mas se preferir pode usar caneta e um caderno, dé mais trabalho, mas o resultado é exatamente o mesmo.

3) Pratique sua organização! E comece agora!

Agora que você já fez todo o trabalho de garimpar informações, planilhar, pensar, cortar… Agora é sé praticar.

A prática leva é perfei o, então comece não precisa esperar receber o próximo salário, comece hoje e vé se aperfeié oando aos poucos. Quando menos esperar estaré totalmente habituada (o) a levar tudo controlado e veré que valeu a pena.

Faça a com que essa seja uma tarefa prazerosa e divertida, encontre seu jeito de fazer isso funcionar.

Deu certo para mi, pode dar certo para você.

4) Leia bons livros sobre finanças !

Quanto mais conhecimento você tiver sobre finanças mais capacidade você terá de gerenciar o seu dinheiro, e talvez se for seu interesse, pode se tornar um investidor, um especialista autodidata no assunto, poderia ajudar tantas outras pessoas nesse processo, começando com sua família, seus amigos.

Existem livros é timos, de fácil compreensão e com dicas excelentes sobre o assunto finanças, mas eu separei apenas alguns que eu super indico a leitura, para usar como livros de cabeceira, para ler e reler e reler e reler.

já Como passar de devedor para investidor já Fabio Souza e Samy Dana
já Como organizar sua vida financeira já Gustavo Cerbasi
já Casais inteligentes enriquecem juntos já Gustavo Cerbasi
já O Poder da ação já Paulo Vieira
já Fator de enriquecimento já Paulo Vieira
já Os segredos da mente milioné ria já T. Harv Baker
já Pai rico, pai pobre já Robert T. Klyosaki
já Como atrair dinheiro já Joseph Murphy

Não espere ler todos os livros para come ar a controlar suas finanças, comece hoje mesmo sem saber muito e no caminho vé aprendendo.