Dicas para economizar combust vel

Os bons motoristas são pessoas tranquilas e dirigir tranquilamente certamente economiza muito combustível. E pequenas mudanças na sua forma de dirigir poderão resultar em economia bastante considerável tanto de combustível como de dinheiro. Você poderá ficar no controle ao colocar em prática algumas orientações importantes economizando combustível, veja alguns a seguir.

Controle as suas emoções

Primeiramente existe uma tendência em deixar as emoções o afetar ao dirigir. Se por acaso você estiver muito nervoso, procure se acalmar antes de pegar no volante. Motoristas que estão sob emoção intensa estão muito mais aptos a se envolver em atos que poderão ser desperdiçadores de gasolina, e trazem riscos como um acelerar forte, patinar pneus e ainda coisas piores.

Aquecer ou resfriar o interior antes de se entrar no carro

Procure evitar ligar o motor e voltar à mesa para tomar café, de maneira que irá o aquecer o interior no inverno ou o resfriar no verão, por questão apenas de conforto ao entrar no carro. Está sendo utilizado combustível com o carro parado, além de poluir de forma desnecessária o ar.

Encha o tanque apenas quando necessário

Não faz sentido se parar para abastecer ainda quando tem bastante combustível no tanque, procure deixar abaixar cerca de 1/4 . As paradas extras ainda desperdiçam tempo e manter mais combustível do que o necessário o carro poderá ter um peso maior, quanto mais peso você carregar mais gasolina você gasta.

Existe é claro exceções, com o clima extremamente frio, que manter o tanque quase cheio minimiza a condensação que poderá se formar no tanque. A condensação em excesso poderá ainda promover o congelamento dos tubos de combustível e ainda outros problemas.

Outros casos dependem do seu padrão para dirigir, se você por acaso percorrer longas distâncias em horários irregulares por exemplo, as condições arriscadas ou mesmo em clima extremo, é de seu interesse manter um bom suprimento de gasolina no tanque, por este motivo esteja sempre pronto para o inesperado, vale para carros flexíveis quando abastecidos com álcool que vai muito mais rapidamente do que a gasolina.

Abastecer em manhãs frias

Os líquidos quando aquecidos expandem e desta forma você consegue um pouco mais pelo mesmo valor, quando a gasolina está mais densa, mesmo que a bomba lhe mostre o mesmo total.

Procure abastecer ao longo do caminho

Não tem sentido sair da rota ou mesmo fazer uma viagem especial para poupar alguns centavos por litro, procure utilizar postos próximos ao seu trajeto.

A exceção acontece durante períodos de aumento rápido de preços, e a diferença poderá somar a mais até do que se pensa em centavos. Então preste atenção ao preço em sua área e observe os postos que tenham preços mais competitivos.

A marca da gasolina não tem nada a ver com a octonage, os carros mais modernos contam com controles computadorizados e projetados para se ajustar ao avanço da ignição e ainda outras funções do motor para que se mantenha uma batida de pino sob controle. Desta forma a menos que se escute algo fora do normal, de nada irá interferir em seu carro.