5040212-penge

Em época de crise, toda economia é bem-vinda, por menor que seja. Em casa é possível mudar certos hábitos que resultarão em economia com supermercado, energia e água. Também é preciso ter disciplina para organizar as finanças domésticas. Ter um controle do quanto ganha e gasta por mês é importante. Outro passo é eliminar as dívidas e passar a investir para garantir uma vida financeira mais saudável.

Tendo em mente a dificuldade que algumas pessoas têm nesse departamento, o site Tua Casa apresenta várias ideias para ajudar o bolso do brasileiro.

Energia
Desligue os eletrodomésticos da tomada:
 Ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia.

Compre eletrodomésticos de classificação A: Os aparelhos que possuem o selo da Procel com classificação A consomem menos energia.

Troque suas lâmpadas: Utilizar uma lâmpada de LED pode reduzir consideravelmente o consumo de energia na casa. Existem ainda outras opções econômicas, como as fluorescentes.

Livre-se de extensões: Extensões e benjamins ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.

Limpe o filtro do ar-condicionado: Manter o filtro do ar-condicionado sempre limpo evita a sobrecarga do aparelho para o resfriamento do ambiente.

Água
Feche a torneira enquanto escova os dentes:
 Muitas pessoas possuem o hábito de deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Fechá-la ajuda a economizar até 1,9 milhões de litros de água ao longo da vida.

Diminua o tempo no banho: Cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza cerca de 23 litros de água.

Espere juntar roupa suja para lavá-la: Utilizar a máquina menos vezes em sua capacidade total garante maior economia de água.

Instale uma descarga econômica: Alguns vasos sanitários possuem uma válvula de descarga econômica, a qual permite a seleção da quantidade de água necessária de acordo com a situação. O desperdício diminuirá significativamente.

Conserte torneiras com vazamentos: Se aquele pinga-pinga nunca incomodou você é hora de prestar mais atenção. Essa pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água ao mês.

Alimentação
Compre frutas da época:
 Essa é uma dica que proporciona economia no mercado. Descubra qual a época de sua fruta favorita e aproveite.

Reaproveite as sobras: Nem tudo o que é dispensado dos alimentos precisa necessariamente ir para o lixo. Há várias receitas usando cascas e sementes, por exemplo, que muitas vezes são jogadas fora. Pesquise e faça deliciosos pratos com o que seria descartado.

Reutilize a água do cozimento de legumes: Ela pode servir para caldos, sopas e até mesmo para dar sabor ao arroz de todo dia.

Asse mais de um alimento ao mesmo tempo: Ao utilizar o forno e cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, além de economizar energia (no forno elétrico), pode-se ainda economizar o gás (no caso de fogão à gás).

Visite hortas comunitárias: Muito comuns na maioria das cidades, as hortas comunitárias são boas opções para economizar ao comprar verduras e hortaliças, além de ajudarem a ter uma vida mais saudável.

Mercado
Faça uma lista:
 Fazer uma lista contendo somente o que está em falta garante que você não se distraia facilmente entre as prateleiras do mercado e compre além do que necessita.

Leve dinheiro contado: Esta dica é válida para quando você já sabe o valor do que necessita comprar. Ao levar o dinheiro exato da compra, você evitará gastos desnecessários.

Compre marcas genéricas: Marcas famosas geralmente possuem custos mais elevados do que aquelas não tão populares. Mas isto não significa que as genéricas são menos eficientes.

Faça uma refeição antes de ir ao supermercado: Ao fazer compras com estômago vazio, é mais fácil se deixar seduzir por doces e outras comidas que você não precisa comprar no momento.

Evite gastar com pilhas: Se você possui muitos eletro portáteis que utilizam pilhas, comprar pilhas recarregáveis pode ser uma boa opção.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Pleno News


Leia também

5 dicas práticas para organizar seu orçamento familiar

Anotar TODOS os seus gastos Anote todos os seus gastos e todas as fontes de renda como salários, pensões, aposentadorias, aluguéis, etc. Não se esqueça dos gastos menores como gorjetas, taxas de banco e doces comprados dentro de ônibus, metrô e ...

Cozinhando sem desperdício

Você também pode economizar na cozinha, em relação aos restos que você não usa nas receitas principais. Preparamos dez dicas para diminuir o desperdício na sua cozinha e ajudar você a aumentar o cardápio da sua família. 1 - Restinho do ...

7 dicas essenciais para planejar a sua previdencia complementar e curtir a aposentadoria!

Todo mundo fala (e provavelmente você também já está cansado de ouvir) que é muito importante fazer um planejamento para conquistar uma aposentadoria tranqüila. Sendo assim, com certeza você já tem um bom plano de como irá passar a sua ...

A importância de uma educação financeira

Segundo o Ministério da Educação, as crianças devem ficar pelo menos nove anos na escola para aprenderem vários conhecimentos de áreas especializadas antes da vida adulta, como a matemática, a língua portuguesa, história, geografia e tantas outras. Porém, não existe ...

Educação financeira das crianças é tarefa só dos pais? Escolas provam que não

Há três anos o Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, incluiu a temática da educação financeira na sua grade curricular e vem ensinando seus alunos do ensino fundamental ao médio a lidar de maneira saudável com o dinheiro. Durante a infância, ...