Economize ate 50% com as despesas de aliment é o

Hora das compras

A maioria das pessoas detesta ir ao supermercado, mas a melhor forma de economizar é mesmo fazer uma visita semanal a esses estabelecimentos. "Ir ao supermercado toda semana deixa o consumidor familiarizado com os preços, ficando mais fácil fazer pesquisa e reconhecer as falsas promoções", explica Ewald.

Pesquisar nos supermercados do bairro, ou nas feiras, pode significar uma economia de até 30%, afirma Luis Carlos Ewald. "Se não tiver tempo de ir a mais de u, tente pegar panfletos", indica o economista. Uma alternativa é pesquisar na Internet. Veja aqui uma lista dos principais supermercados online e faça a sua pesquisa.

Preparações para ir ao mercado são necessárias. A primeira é comer alguma coisa antes. "Quando vamos com fome acabamos ‘comendo com os olhos’ e comprando quantidades muito maiores do que podemos consumir", diz Cristiane.

A segunda é fazer uma lista do que se vai comprar. "Assim você não corre o risco de ficar sem um ingrediente, ou de comprar mais verduras do que realmente precisa", relata a nutricionista.

Preparamos uma lista completa de compras que você pode imprimir e colocar os preços dos lugares que pesquisar. Clique aqui para fazer o download.