31/01/13

Educação financeira auxilia a organizar contas

Planejamento e disciplina. Essas são palavras-chave para quem deseja ter uma vida financeira organizada. Iniciar o ano sem contas a pagar é praticamente impossível. São diversos impostos logo nos primeiros meses, e para as famílias com filhos, os gastos são ainda maiores. Quem se planeja está tranquilo. Poré, para quem não pensa muito no futuro, esse período pode ser tenso.  O professor do curso de Administração da Unoeste, Marcos Medeiros de Souza, pontua que para estar em dia com as contas é preciso ter educação financeira. “Isso envolve ações de como elaborar e acompanhar o orçamento individual ou familiar, ou seja, como usar o dinheiro de forma eficaz em busca de seus objetivos”, salienta.

É evidente que o dinheiro tem papel fundamental na conquista de um futuro melhor. “Um carro novo, a casa própria, abrir o próprio negócio, uma casa na praia, enfi, os sonhos são o ponto de partida, e a educação financeira sua plataforma para alcançá-los”. Pontua ainda que qualquer pessoa pode administrar suas contas. “Fazer escolhas conscientes nos faz melhores investidores em nosso futuro”, afirma. Para quem já tem dívidas, o professor lembra que o Brasil vive a melhor fase em relação à taxa de juros. Dessa forma, para as pessoas que estão endividadas a dica é procurar instituições financeiras ligadas ao governo federal, que oferecem juros ainda menores, e que podem comprar as dívidas de outros bancos. “O desejável é que as dívidas se refiram apenas à aquisição de bens de maior valor como carro e casa, que costumam ser parte do plano para um futuro melhor”, salienta.

O professor de Administração pontua que é preciso seguir algumas regras para organizar o orçamento. “Planejamento (sonho em ação): identifique onde você está hoje e onde pretende chegar. Orçamento. É necessário ter organização e controle sobre o próprio dinheiro: quanto se ganha, quanto se gasta e quanto sobra para poupar. Anotar tudo numa caderneta já ajuda neste controle. Poupança e investimento. O dinheiro tem que ser nosso aliado nesse processo, logo, os juros devem trabalhar a favor de nosso dinheiro remunerando o capital poupado”.

Atenta a educação financeira, a empresa júnior dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial da Unoeste desenvolve dois projetos voltados à comunidade: “Formação de preço de venda” e “Planejamento estratégico de orientação na relação de consumo”. Conforme a diretora presidente da Facic, Alessandra Harumi Sakai dos Santos, aluna do 3º termo de Administração, o primeiro tem como objetivo apoiar as empresas em relação à elaboração do preço de venda de produtos e serviços. “Uma das propostas é ajudar os empreendedores a formar preços razoáveis que supram as necessidades das empresas e estejam ao alcance dos consumidores”, relata.

Já o segundo projeto é novo e conta com o apoio do curso de Direito. “O objetivo é disponibilizar informações a um público distribuído em escolas públicas e em bairros de classe baixa, dando suporte necessário para que esses consumidores aprimorem suas práticas de consumo”, expõe. A estudante discorre que este procedimento será oportuno na promoção da sensibilidade das pessoas, quanto à importância de conhecer seus direitos e deveres.