22/10/13

Educação Financeira auxilia na prepar é o para o Enem

 Os jovens já estão entrando na fase da ansiedade por conta da aproximação do vestibular. A situação é compreensível, uma vez que estão prestes a tomarem uma das primeiras decisões importantes da vida: qual carreira seguir? A Educação Financeira pode ajudar esses estudantes muito mais do que eles imaginam. Quando se fala nesse tema, a maioria pensa em cálculos e planilhas. No entanto, essas são apenas ferramentas para se conseguir o que realmente importa: a mudança de comportamento com relação ao uso do dinheiro e, por consequência, uma vida mais feliz e saudável. Além de conseguir ter uma visão mais ampla sobre finanças, os estudantes aprendem a importância de se ter e realizar sonhos, ganhando autoconfiança na hora de fazer, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Cultura.

Como se sabe, a partir de 2014, o exame será obrigatório para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, portanto, está mais do que na hora de se preparar para ele. A DSOP Educação Financeira tem um material completo (didático e paradidático) para auxiliar nessa fase. Os professores são capacitados e recebem planos de aula totalmente voltados para o Enem. O conteúdo abordado nas aulas trabalha de forma transversal e interdisciplinar, abrangendo as quatro áreas do conhecimento cobradas na prova: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens, por meio de exercícios que promovem a reflexão e a aplicação na prática do conhecimento adquirido.

Os livros do Ensino Médio tratam temas como globalização, sustentabilidade, iconografia e questões financeiras, econômicas e sociais, por meio de situações problema sobre PIB, gestão pública e visão de mercado, sempre buscando contextualizar o aluno, associando à realidade do seu dia a dia. Como se pode ver, a base que a Educação Financeira propicia vai claramente ao encontro da proposta do Enem. Portanto, aconselho aos pais que se informem sobre as escolas de seus filhos, se eles adotam programas e materiais sobre o tema. Caso não tenha, indique algum de seu conhecimento ou procure um colégio que ofereça.

Aos pais que possuem filhos ainda pequenos, recomendo que já se preocupem desde já em oferecer uma educação financeira, pois somente dessa forma ajudarão aos pequenos a se prepararem para a vida adulta e, consequentemente, a formar cidadãos mais conscientes e sustentáveis.