20/03/13

Educação financeira: e de pequeno que se aprende

Se a educação financeira é um dos maiores problemas para os adultos lidarem bem com suas economias, a solução pode estar nos pequenos. De acordo com Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), publicada em 2007, crianças familiarizadas com o uso do dinheiro têm mais chances de se tornarem adultos financeiramente conscientes. Mesmo que pareça complicado, o processo pode começar com uma simples mesada.

Ainda que seja difícil definir o valor e a idade mínima para o benefício dos filhos, o ideal é tentar fazer do pagamento um ato de aprendizado. “A dica é pensar em um valor sobre o qual a criança tenha a possibilidade de tomar pequenas decisões e entender que cada escolha é decisiva para gerenciar o seu orçamento semanal”, explica o especialista em finanças pessoais Raphael Cordeiro.

Para a coordenadora do núcleo de Educação Básica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Regina Cotter, o comportamento dos pais deve ser exemplar no ato de dar a mesada, e os pagamentos devem ser acompanhados de conversas sobre a importância do dinheiro. “É importante que os pais cumpram as datas de pagamento, para que a criança entenda a responsabilidade daquele ato”, explica.

No entanto, sem o devido cuidado, a experiência pode ser desastrosa. “Dar um valor além do combinado ou não impor limites pode surtir o efeito contrário do objetivo de educá-los financeiramente”, afirma.

Ela indica que até os 12 anos, se os pais optarem por pagar a mesada, o valor deve ser simbólico. “Algo como um real por ano de vida, uma vez por semana”, recomenda. Depois, por volta dos 14 anos, ela acredita que uma boa ideia é aumentar o volume e tornar o adolescente responsável por pequenas contas. “Deve ser alguma despesa que o jovem possa pagar e um serviço que ele use e goste”, afirma.

Mito do dinheiro
O economista Raphael Cordeiro também acredita que trabalhar esta relação das crianças com as finanças é uma boa oportunidade de desmistificar o dinheiro. “Quando eles ainda são novos, uma boa ideia é explicar que o dinheiro não é uma coisa ‘suja’. Vale a pena pegar umas moedinhas e, simbolicamente, lavá-las junto com a criança para que ela entenda que é algo importante e que merece cuidado”, recomenda.

Bom exemplo

Com 17 e 19 anos, Gabriel e Leandro, respectivamente, já pagam parte do cursinho, faculdade, carro, curso de chinês e até um apartamento. Com responsabilidades de gente grande, os dois foram apresentados ao mundo das finanças ainda pequenos pelos pais. “Sempre fui muito rígido e organizado com o orçamento familiar. Minha ideia foi passar um pouco disso a eles para que entendam as responsabilidades”, afirma Sérgio Lourenço, pai dos meninos.

Com uma poupança para cada um desde que nascera, mesada e pequenas responsabilidades, hoje os dois já fazem seus próprios controles orçamentários e investimentos, usando o dinheiro repassado pelos pais e que ganham nos seus estágios. “Eles têm as planilhas deles e bancam algumas despesas, como um curso de chinês. Ano passado deram entrada em um pequeno apartamento como forma de investimento”, explica.

Ainda que tenham liberdade para tomar as decisões, os dois ainda consultam o pai para fazer investimentos. “Comprei um carro junto com o mais velho. Cada decisão sobre o carro tem de ser feita em comum acordo entre eu e ele. Assim eu ainda consigo orientá-lo e educá-lo com as melhores decisões”, completa.