Educação  financeira na escola: ensinando a usar o dinheiro desde cedo

Educação financeira na escola: ensinando a usar o dinheiro desde cedo

20151019-dinheirama-mesada

Educar financeiramente uma criança é capacité -la para usar melhor o dinheiro, mas é necessério considerar o universo infantil. A boa e velha mesada pode ser um é timo instrumento para perceber as tendé ncias ainda na infé ncia. Umas crianças tendem a gastar rapidamente a mesada, enquanto outras podem guardar para adquirir algo no futuro. Outra forma é a educação financeira nas escolas, que ganha cada vez mais espaís o. As crianças aprendem já brincando compartilhando as experié ncias e conseguem comparar com a realidade dentro da pré pria casa. Se a criança entender a vantagem de planejar os gastos e poupa provavelmente terá as finanças equilibradas quando adulta.

Algumas razões para apostar na educação financeira ainda da infé ncia:

Você sabe quanto ganha? Quanto gasta? Com qué gasta?

Esse é o primeiro passo para manter as planejamentodomêstico sob controle. Faça a uma planilha ou use um caderno para anotar essas informações. Some os ganhos e anote o resultado no fim da lista e faé a a mesma coisa com os gastos. Se sobrar dinheiro é timo, faé a uma reserva. Se der empate, as despesas estão equilibradas, mas se faltar dinheiro vai ser necessério fazer um ajuste no oré amento.

O ideal é criar uma lista com as prioridades e supé rfluos para saber que gastos deveré o ser cortados.

Evite comprar por impulso!

Sempre que for ao supermercado faé a uma lista de compras e faé a um lanche antes, assim não vai cair nas tentações.é Antes de adquirir um produto pense se realmente está precisando.é Muitas compras feitas por impulso acabam ficando esquecidas numa gaveta qualquer.

Custo já Benefé cio

Para entender a relação custo benefício de um produto é necessério praticar, pois o que parece barato pode sair caro, por que não tem qualidade. Alguns produtos podem custar um pouco mais, mas tem um melhor rendimento, outros podem custas caro e não compensam diante de alternativas mais em conta. Pesquise sobre o produto, observe a qualidade do material e o estabelecimento comercial onde vai comprar e faé a a melhor escolha.

Manter as despesas sob controle é um exercé cio diário e deve ser seguido por toda família.

Uma pessoa endividada trabalha para pagar juros, enquanto, aquela que tem o controle da vida financeira consegue adquirir bens e investir no bem estar da pré pria família.