Educação  financeira na infé ncia e uma solu é o

Educação financeira na infé ncia e uma solu é o

2014-01-03-educacao-financeira-escolasA relação de consumo se estabelece logo cedo quando o jovem passa a ir é compras, seja de material escolar, seja de seus próprios brinquedos. é nesse momento em que os pais e responsé veis devem orientar sobre o consumo responsável.

Uma dica de especialistas, que ajuda na conscientização do consumo, é a leitura do Manual para o Jovem Consumidor, desenvolvido pelo Procon de Sé o Paulo. o Texto pode ser encontrado em: criancaeconsumo.org.br

“é uma excelente cartilha para quem inicia as atividades no universo do consumo. Todos os pais devem dar um manual deste para seus filhos crescerem educados financeiramente”, observa o economista Deodato Guimarões Filho.

Falta de preparo

Para o especialista, boa parte dos problemas que o brasileiro vive hoje é devido a falta de educação financeira. “Estamos superendividados porque não soubemos lidar com a grande oferta do mercado. O brasileiro precisa desse tipo de educação ainda na infé ncia”, constata.

O manual é fácil para leitura e interativo, com imagens e assuntos que fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, a exemplo de cobrané as escolares, cursos livres, passeios, produtos piratas, compras pela internet, entre outros.

O dentista Antonio Carlos Figueiredo diz que desde os seis anos da sua filha Giulia Figueiredo, ele dé o dinheiro da merenda e pede que ela pe a o troco para eles conferirem juntos depois.

“Além de gerar uma relação de confiané a entre a gente, também ajuda a ela ter mais conscié ncia sobre o dinheiro e como gasté -lo com responsabilidade. E ainda é divertido e educativo, pois contamos juntos o troco”, revela o pai atento.