Educação  Financeira para crian as e adolescentes

Educação Financeira para crian as e adolescentes

Mother and daughter putting coins into piggy bank

Engana-se quem pensa que os mais novos não devem mexer com dinheiro! A educação financeira, além de ser importante para o futuro das crianças e adolescentes, é necessé ria para transmitir valores contra desperdé cio, consumismo e apego material. No post de hoje falaremos um pouco sobre alguns pontos relevantes em relação a esse ensino!

Em cada é poca da vida, existe algo para se educar em relação aos recursos financeiros. Uma criança de 3 anos já come a a entender o que é guardar e o que é gastar; uma de 7 anos, já quer ter autonomia para comprar seus desejos; os jovens já entendem as contas bancé rias e os gastos mensais familiares.

Ao longo do tempo, os pais tem importante papel para explicar aos filhos os bens que podem ser adquiridos, a importância de economizar para comprar algo desejado e necessério, além de apontar prejué zos por causa do uso indevido do dinheiro. é uma educação contânua, que deve come ar muito cedo, porque eles são estimulados ao consumo pelos meios de comunicação a todo minuto. é preciso, assim, conscientizé -los!

Combatendo o consumismo

Criané as e jovens são vistos pelos profissionais de publicidade como os melhores atalhos para se chegar ao bolso dos pais, porque compé em uma parcela significativa do mercado consumidor.

Em muitas situações, nos deparamos com pais comprando itens de valor acima do que realmente poderiam pagar, porque a criança não compreende ainda como se faz a administração de recursos financeiros.

Ensinar aos filhos a diferené a entre o desejo e a necessidade é o melhor caminho para combater o consumismo. Fazé -los perceber que existem objetos que são necessérios e outros que são supé rfluos os estimula a estabelecer prioridades na hora de consumir, criando a cultura do consumo consciente.

Aprendizado ao lidar com o dinheiro

Educar financeiramente os filhos pode trazer uma sé rie de benefícios como estimular a poupané a para que eles a utilizem para adquirir produtos de seu interesse ou dar valor ao bem adquirido, já que ele sentiré no próprio bolso, dentre outros. Uma das formas de contribuir para esse aprendizado é a mesada!

Mesada

A mesada é considerada um importante mecanismo de educação financeira para crianças e jovens, por ser uma forma de ensiné -los a administrar os recursos. Algumas dicas a respeito dela contribuem para que o ensino seja correto:

Definir um dia de pagamento;

Estabelecer aumento no valor de acordo com a idade, uma vez que uma criança não tem as mesmas necessidades do que um jovem;

Ensinar ao filho como fazer um controle de gastos, já o preparando para entender como funciona o pagamento de contas, o recebimento de salário etc.;

Não complementar a mesada se ela acabar devido é mé administração do filho;

Estabelecer objetivos para estimular a economia de dinheiro como, por exemplo, adquirir um eletré nico ou uma bicicleta.

Um cuidado que deve ser tomado ao ensinar aos filhos a lidar com o dinheiro é combater as consequé ncias ruins que podem decorrer desse ensino. Uma criança sem limites fará de tudo para conseguir aquilo que deseja, e normalmente acaba se frustrando com os pais que não caem nessa “pirraé a”. Controlar esses sentimentos, ensinando limites e hábitos saudé veis de consumo, é essencial para uma boa educação financeira!