Educação  financeira pessoal: Como usar seu dinheiro de forma correta?

Educação financeira pessoal: Como usar seu dinheiro de forma correta?

Cute young black female doing finances

Com dinheiro não se brinca. O uso inadequado dele pode levar a perdas irrecuperé veis e ao desastre econé mico de sua casa. Para fazer bom uso de seu salário, é preciso educar-se financeiramente. é isso que está faltando na vida de muitos brasileiros. Sem educação financeira, as pessoas ficam perdidas em meio aos apelos excessivos do consumismo e é crises economicas, bem como não sabem lidar com os elementos da economia, como inflação e taxas de juros. Aprenda como usar melhor seu dinheiro com essas dicas de educação financeira pessoalé que separamos para você!

Corte todos os gastos supé rfluos

Acabe de vez com os gastos desnecessérios. Deixe de comprar produtos que não usa ou pode passar sem eles. A educação financeira pessoalé não acontece sem uma radical mudané a de hábitos. Não junte roupa e calé ados em seu armário sé pela mania de comprar. Não gaste demais com seu lazer, acima do que deve e do que é suficiente para sua diversão e alegria.

Prefira as compras é vista

Uma das formas de evitar dívidas desnecessé rias é fazer compras é vista. Sempre que possé vel, compre é vista. é uma maneira eficiente de controlar os gastos, pois desenvolve o hábito salutar de comprar somente o que pode naquele momento.

Comprar é vista significa usar o dinheiro disponível, aquele que tem na bolsa ou na carteira. Com o tempo, você perceberé que é possé vel fazer muitas compras é vista sem precisar apertar-se e sem sofrer privações.

Use dé bito automé tico para as contas essenciais

Outra dica de educação financeira pessoalé eficiente para quem tem conta em banco é o uso do dé bito automé tico para contas de é gua, luz, telefone, internet, entre outras. Assim, você não correré o risco de atrasar contas por esquecimento ou desleixo.

Com o dé bito automé tico, o consumidor estaré obrigado ao pagamento regular de suas contas e isso pode levé -lo a se organizar melhor financeiramente.

Não acumule cartões de crédito

Hé pessoas que acumulam cartões de crédito como se isso fosse passatempo. Esse é um sinal de que a pessoa não sabe fazer bom uso deles e, provavelmente, não paga suas contas em dia e comete excessos consumistas.

Cartão de crédito em quantidade representa mais despesas com a anuidade e mais possibilidades de contrair dívidas. Tenha apenas os cartões que necessita e faé a de tudo para manté -los sob controle, assim evitaré os juros acumulados que acabam minando a estrutura de suas finanças .

Divida os seus gastos

Para não se tornar um peso ou o é nico responsável pelo sustento de sua casa, divida as contas e compras com os outros membros do lar. Dividindo responsabilidades, todos aprenderé o a educar-se financeiramente e a cumprir seus deveres.

Faça a uma divisão justa, conforme a renda individual de cada um já assim terá uma renda familiar equilibrada e satisfaté ria.

Poupe para o futuro

Essa dica de educação financeira pessoalé é muito importante, pois é uma forma de garantia para imprevistos. Poupando, você estaré guardando para o futuro e, de certa forma, assegurando que não passaré necessidades. Lembre o trabalho que tem para ganhar dinheiro e aprenda a valorizé -lo. Não seja avarento, nem mesquinho já mas, saiba economizar, pensando em si mesmo, na sua família, na sua velhice.

Siga essas dicas e, pouco a pouco, perceberé que controlar as finanças não é tão difácil quanto parece! Como anda sua vida financeira? Anda de bem com o dinheiro ou está sofrendo por causa de dívidas? Compartilhe com os outros suas experié ncias, passe a sua dica, aumente seus conhecimentos!