Educadora financeira dé  dicas para equilibrar o orçamento em tempos de infl é o alta

Educadora financeira dé dicas para equilibrar o orçamento em tempos de infl é o alta

inflacao_alimentos3-850x568A inflação subiu nos últimos meses e, com ela, a dificuldade de controlar as contas. Além disso, com o desemprego em alta, a insegurané a em relação é manuten o da renda já faz com que os brasileiros diminuam os gastos. já Em tempos de instabilidade na economia, planejamento, acompanhamento dos gastos, pesquisa de pre os e negociação tornam-se cada vez mais importantes ressalta a educadora financeira Ana Paula Hornos.

De acordo com a especialista, o primeiro passo para blindar o planejamentoem tempos de crise é colocar todos os gastos no papel para identificar quais são as despesas fixas e varié veis da família. Se o valor dos gastos ultrapassar 70% da receita liquida mensal é hora de fazer uma revisão. A dica é procurar fazer redué ões nas despesas varié veis, que normalmente são itens de alimentação, vestué rio, lazer, transporte e telefonia. já Comece a pesquisar alternativas. Nessa hora vale muito a pena usar a criatividade na busca de outras solué ões, o empenho da pesquisa de pre os e a flexibilidade para se adaptar a uma nova situação afirma.

Além disso, uma situação de aperto econé mico pode ser uma boa oportunidade para acabar com alguns desperdé cios, rever contas e cancelar serviços que não são mais usados. já Rever os planos de assinatura de TV a cabo e internet; trocar o carro por transporte pé blico em alguns dias da semana, diminuir o tempo no banho e frequentar menos restaurantes são algumas opé ões diz Ana Paula.

Outra sugestão da educadora é estar pronto para negociar pre os. já Neste momento de queda de vendas podem surgir boas opé ões de negé cios. Negociar pagamentos é vista também pode trazer um é timo desconto e redução nos gastos explica.

Já em relação ao supermercado, Ana Paula acredita que fazer uma lista com os itens necessérios antes de ir é compras torna-se imprescindé vel. já é a partir dela que você também pode pesquisar pre os, buscar marcas alternativas ou substituir alguns itens do seu cardé pio por alternativas mais baratas, com o mesmo valor nutricional aconselha.

Segundo a especialista, o importante é manter o planejamentoem 70% da receita, para haver espaís o para economias e formação de poupané a. já Priorize a formação da sua reserva e, se possé vel, adie decisões de gastos maiores, como a compra de eletrodomêsticos caros, a troca do carro ou uma reforma na casa diz.