Em meio e crise economica como controlar e gerir as finanças ?
07/11/14

Em meio e crise economica como controlar e gerir as finanças ?

financas_pessoais_01Diante do cené rio econé mico pessimista projetado pelo mercado para o próximo ano, é necessério adotar alguns procedimentos para se evitarem situações complicadas. Seguem algumas práticas para obter-se é xito no planejamento financeiro pessoal.

Elabore um planejamento financeiro: liste os ganhos do período (renda e ganhos extras como dé cimo-terceiro, bonificações e fé rias). Liste todas as despesas fixas e varié veis. Avalie sua situação financeira. Hé margem para novos gastos? Hé pendé ncias financeiras? Reserve parte do dé cimo-terceiro para as despesas do início do ano como IPVA, IPTU, matré cula e material escolar.

Planeje as viagens: cuidado ao parcelar. Avalie: você deve passar dificuldades o ano todo por alguns dias de diversão? Seré que uma viagem mais barata e de acordo com seu planejamentonão traré satisfação?

Evite compras por impulso: pergunte-se: estou comprando por real necessidade ou movido por sentimento? Se não comprar isso hoje, o que aconteceré ? Tenho dinheiro para comprar é vista? Se comprar a prazo, terei o valor para pagar as parcelas?

Pesquise pre o, compre é vista e pe a descontos: tudo o que se compra em prestações paga-se mais caro, pois a taxa de juros está embutida no pre o. Não se envergonhe em negociar e pedir o desconto, porque isso faz parte de qualquer relacionamento comercial.

Pague as contas no prazo e fique atento é despesas bancé rias: multas por atraso, encargos adicionais e tarifas bancé rias podem representar gastos significativos no planejamentodas pessoas, sobretudo daquelas com renda mensal não muito elevada. Com relação é tarifas bancé rias, compare o pre o do serviço isolado e em conjunto e contrate apenas os serviços que realmente será o utilizados. Não existe uniformidade entre instituições, serviços e produtos e eles são descritos de forma obscura nos extratos; por isso, preste aten o.

Fique livre das dívidas: nunca faé a acordos para pagamentos de dívidas sem antes ajustar o planejamentoao verdadeiro padrão de vida. Evite a todo custo entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mé nima do cartão de crédito. Em negociações, os juros não devem passar de 3% ao mês e as prestações devem caber no planejamentomensal. Pesquise a possibilidade de portabilidade de crédito para renegociar dívidas.

Desempenhar atividade de controle impacta os “usos e costumes”, mas devemos pensar no uso racional dos recursos e evitar desperdé cios visando é sustentabilidade e redução das despesas o que exige disciplina, pacié ncia, administração de conflitos e persistância. A soma de pequenos valores transforma-se em valores significativos, por isso, o controle financeiro não deve ser um projeto com come o, meio e fi, mas sim um plano de ação de melhoria continua e aculturamento.