Em tempos de crise, especialista capixaba ensina a reduzir gastos em casa

Em tempos de crise, especialista capixaba ensina a reduzir gastos em casa

4Em meio é crise economica, muitas famílias buscam alternativas para enxugar o planejamentoe manter as contas em dia. No entanto, uma pesquisa recente, divulgada pelo SPC Brasil, apontou que a somente 38% da população brasileira se sente segura para gerir e organizar a pré pria vida financeira.

já Os resultados do estudo indicam que o conhecimento sobre as finanças dos consumidores ainda precisa evoluir significativamente alerta o educador financeiro do portal já Meu Bolso Feliz José Vignoli.

Para tentar ajudar a planejar melhor o oré amento, o especialista em finanças e professor da Fucape, Renato Tognere Ferron, apresenta cinco dicas que podem colaborar para economizar nas contas.

Renato aponta que a primeira dica, e a mais importante delas, é cortar o que é supé rfluo. já é importante saber quais coisa são possé veis de abrir mé o. Seré que eu preciso de um pacote de TV a cabo com tantos canais? Eu consigo ou tenho tempo de ver todos? Seré que consumo tudo aquilo que é oferecido? questiona o especialista.

A segunda dica está relacionada a unificar os serviços, por exemplo, telefonia e TV a cabo em uma é nica operadora. já Se os serviços estão concentrados em uma é nica operadora é possé vel conseguir mais descontos, pois as empresas querem fidelizar os seus clientes aponta o especialista.

Verificar a concorré ncia de operadoras também pode garantir melhores pre os nesses serviços. Renato alerta que algumas operadoras oferecem o mesmo serviço ou ainda mais itens por pre os mais acessé veis.

Outra dica do especialista é que todos os membros da família tenham a mesma prestadora de serviços telefé nicos, por exemplo. já é vezes o pai usa uma operadora, a mé e outra e o filho outra. O interessante pode ser unificar todos os membros em uma sé empresa. Com isso, fica mais fácil negociar melhores planos e descontos afirmou Renato.

Por último, Ferron alerta para o consumidor ficar atento é oportunidades. já As empresas muitas vezes oferecem serviços e o consumidor não quer nem ouvir a proposta. Vale saber do que se trata e se o serviço não oferece mais vantagens além daquela que você já tem. Um exemplo disso é a cobrané a de telefonia fixa. Algumas operadoras, já não utilizam mais essa taxa e você pode falar ilimitado, ou seja, é uma economia que pode fazer a diferené a avaliou o especialista.

Pesquisa

A pesquisa apresentada pelo Serviço de Prote é o ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país mostrou que apenas quatro em cada dez consumidores brasileiros se consideram capazes para lidar com o planejamentopessoal.

Outro problema apontado na pesquisa foi o fato do consumidor desconhecer o mecanismo dos juros cobrados. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressalta que é importante o consumidor estar sempre atento. já Buscar mais informações, controlar gastos, fazer um planejamento antes de ir é compras e evitar consumir por impulso são algumas atitudes simples que facilitam o planejamento financeiro do dia a dia conclui a economista.