Entidades de SC realizam juntas programa de educação

 Um programa inédito em Santa Catarina, que tem o objetivo de disseminar informações e orientações sobre educação financeira e previdenciária, será lançado nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis (SC). O Programa de Educação Financeira e Previdenciária – A Escolha Certa, beneficiará, inicialmente, 340 mil pessoas, e foi idealizado por 13 entidades fechadas de previdência complementar do Estado, associadas à ASCPrev (Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar).

 
O programa A Escolha a Certa envolve as entidades: CasanPrev, Celos, Datusprev, Elos, Fumpresc, Fusesc, Quanta, OAB Prev, Perdigão, Previg, Previsc, Prevunisul, WEG. Foi desenvolvido com o objetivo de levar à população informações e orientações relevantes a respeito do uso consciente do dinheiro e da importância de se preocupar com as questões previdenciárias. A criação do programa também atende a Recomendação no 1/2008, do Conselho de Gestão Previdenciária Complementar (CGPC), que define que a educação previdenciária deve ser desenvolvida em três níveis de atuação: informação, orientação e instrução. O programa, que antes seria desenvolvido individualmente por cada entidade, foi ganhando força e passou a ser integrado, possibilitando maior amplitude e efetividade na troca de experiências. 
 
O foco do programa é difundir os conceitos da previdência complementar, promover a educação e a conscientização financeira e estimular a poupança de longo prazo. Para isso, as ações serão realizadas por meio de um site, de ciclos de palestras, revista em quadrinhos e cursos de educação continuada. Inicialmente, os beneficiados serão os empregados e dirigentes das entidades fechadas de previdência complementar envolvidas, participantes dos planos de benefícios (aqueles que estão na ativa e também os aposentados), aqueles que ainda não são participantes, familiares, patrocinadores e instituidores. Além disso, as informações do site também estarão disponíveis para a comunidade em geral.
 
 Alguns fatores vêm influenciando o crescimento de trabalhos relacionados aos temas abordados pelo Programa. Atualmente, nos deparamos com um crescimento significativo do envelhecimento da população brasileira e, de acordo com especialistas, o país não está preparado para o processo, que exige novos serviços de proteção social, investimentos e melhorias em setores estratégicos. Além disso, o relatório Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, apresenta que a população idosa do país irá mais do que triplicar em quatro décadas: de aproximadamente 20 milhões, em 2010, para cerca de 65 milhões, em 2050. Assim, o reflexo sobre o sistema previdenciário é evidente: no futuro, teremos menos jovens para sustentar mais aposentados. Situações como estas, aliadas ao recente crescimento econômico do país, que proporciona um consumo nunca antes visto, faz com que a reflexão sobre a importância do equilíbrio financeiro e o planejamento da aposentadoria seja cada vez mais discutido e disseminado entre a população.
 
“Promover a educação financeira e previdenciária proporciona aos indivíduos a compreensão da responsabilidade de suas ações no que se refere às finanças pessoais. Elas têm profundo impacto na qualidade de vida, tanto no presente quanto no momento da aposentadoria. Conseguir trabalhar as finanças de maneira equilibrada é uma garantia de ter condições para planejar o quanto antes uma aposentadoria com qualidade de vida”, afirma Celso Ribeiro de Souza, diretor presidente da ASCPrev.

O evento de lançamento será realizado nesta quinta-feira (31), às 19h, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Estarão presentes dirigentes e representantes das entidades, patrocinadoras e instituidoras. Para enfatizar a importância da temática financeira e previdenciária e do programa junto ao público participante, será realizada uma palestra sobre o tema com a especialista em psicologia financeira, Vera Rita de Mello Ferreira. 
 
São patrocinadores do programa A Escolha Certa: Banco BVA S.A, Mercatto, BNP Paribas, BNY Mellon, Sul América, HSBC, Mongeral, Quest e Credit Suisse.