Falta de reserva de emergência – #finançasnolimite 02

Falta de reserva de emergência – #finançasnolimite 02

Já aconteceu algum imprevisto na sua vida e você precisou de recursos para solucionar? Provavelmente sim! Se você não tinha recursos disponíveis, colocou ou chegou perto de colocar suas finanças no limite.

Mas como se prevenir desse tipo de situação?

A melhor forma para se prevenir de eventuais problemas e imprevistos é montando uma reserva de emergência! A reserva de emergência nada mais é que uma quantia reservada justamente para imprevistos. Vamos a exemplo prático! Vamos supor que sua fonte de renda vem diretamente do computador pessoal que você usa e, por algum motivo, ele estragou e o valor da manutenção é praticamente o valor de um novo. Caso você tivesse uma reserva de emergência, você poderia enviar para arrumar, comprar um novo ou até um provisório sem desequilibrar suas finanças mensais, ou seja, sem comprometer sua renda. Essa é a função da reserva de emergência! Já imaginou se nesse exemplo você não tivesse a reserva de emergência? Provavelmente teria que recorrer ao cartão de crédito ou cheque especial e colocaria sua saúde financeira em risco.

Agora que entendemos a importância da reserva de emergência, vamos ver algumas estratégias para montar uma?

Especialistas do mercado financeiro recomendam que sua reserva seja constituída por pelo menos 3 até 6 meses do seu custo de vida mensal. Outros especialistas já recomendam de 6 até 12 meses do seu custo de vida, principalmente se você for autônomo. Mas não se apavore, você pode ir alocando recursos aos poucos até chegar ao montante necessário, o importante sempre é começar. Além de saber a quantidade necessária de dinheiro, é preciso saber onde investir. Educadores financeiros recomendam que seja em um investimento de resgate rápido e de baixo risco, que remunere perto da SELIC e do CDI, como o tesouro Selic ou um CDB de liquidez diária que pague em torno de 100% do CDI. Isso pelo simples fato de que os imprevistos não avisam que vão chegar, e para solucioná-los você talvez precise de dinheiro de um dia para outro.

Esse foi o episódio 02 da série #finançasnolimite! Acompanhe nosso Instagram e Facebook

Facebook
para ficar por dentro dos próximos episódios.