Fam lia, Dié logo e Finanças

Fam lia, Dié logo e Finanças

EM-FAMILIACom as mudanças sociais ocorridas nas última dé cadas na sociedade, existem diferentes arranjos familiares decorrentes dessas mudanças. De forma abrangente, ao definir família podemos dizer que é um já […] conjunto de pessoas que vive em um domicé lio particular, cuja constitui o se baseia em arranjos feitos pela pessoa, individualmente ou em grupos, para garantir alimentação e outros bensessenciais para sua existância. Sua formação se dé a partir da relação deparentesco ou convivé ncia com oresponsável pela unidade domêstica já (Fonte: IBGE, 2010)

Independente de qual for o arranjofamiliar, um dos aspectos comum é todas as famílias é a questão financeira.

Saber lidar com o dinheiro para que a vida financeira da família seja sustenté vel eequilibrada se torna um desafio.

Um dos passos para alcané ar esseequilé brio come a estabelecendo o dié logo em casa.

Para viver de modo compaté vel com a renda familiar, todos os membros da família precisam ter uma não é o do valor do dinheiro e de educação financeira.

Cada idade requer uma forma diferente de tratar o assunto dinheiro, mas, se possé vel de uma maneira leve.

Planejar, organizar e controlar sãopalavras de ordem em uma família.

Cada indivé duo possui necessidades eprioridades diferentes, e isso pode ser resolvido de forma consensual, proporcionando o dié logo para que possamexplanar o seu ponto de vista, evitando assim ressentimentos.

A família deve entender que grande parte do planejamentodeve ser voltado para suprir as necessidades básicas.

é necessério entender que desde queexista um planejamento, uma organização e controle, os sonhos de cada um podem ser realizados no tempo certo, sem sobrecarregar o oré amentofinanceiro.

Os gastos realizados sem controle e planejamento fazem com que o dinheiro acabe antes de vir o próximo salário, gerando o endividamento e muitos conflitosfamiliares.

Por isso, é importante investir na educação financeira.

Hoje temos uma extensa variedade delivros sobre o tema e programas, que podem ser encontrados na internet, para auxiliar a família a planejar e organizar o seu oré amento.

Texto: Fabiana VosgerauTrentini – Bacharel em Serviço Social e Mestre em Cié ncias Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR. Professora Colaboradora do Departamento de Serviço Social da UEPG – PR – Tutora da NUTEAD – UEPG – Especialização em Gestão Pé blica do Governo do Parané .