Finanças pessoais exige gestão para prosperar

Finanças pessoais exige gestão para prosperar

imposto-de-renda-2016-regras-duvidas

Como estão suas finanças pessoais? Sob controle ou no vermelho? Você sabe o que são finanças pessoais, e o que é preciso para ter uma boa situação financeira?

Vamos lá, pense em uma empresa que busca ter lucros e prosperar. Para alcançar isso é preciso GESTÃO! Quando falamos de finanças pessoais é a mesma coisa, precisamos implantar gestão.

Qual é o modelo de gestão que você adotou? Tem controle de seus gastos? É importante que todos em sua casa saibam e entendam sobre gestão de finanças pessoais, quais são os vilões e as boas práticas. Como em uma empresa não centralize, compartilhe as informações, distribua as responsabilidade e decisões, saiba quais são as metas de cada um da família.

A seguir, algumas orientações para que você comece hoje a fazer uso da gestão em sua finança pessoal.

  1. Conheça suas receitas e despesas. Parece óbvio, mas não é! Poucas pessoas têm conhecimento sobre seus gastos. Descrimine todas suas despesas, assim terá uma visão clara para onde vai seu dinheiro.
  2. Use a tecnologia. Hoje existe uma grande variedade de aplicativos com essa finalidade e se conectam ao seu banco. Falando em banco, tem muitos que já estão oferecendo esses produtos, por isso utilize sempre que possível cartão de débito, para facilitar a categorização de suas despesas.
  3. Gaste menos que ganha. Uma dica antiga e que parece lógica, mas que é pouco utilizada.
  4. Metas. Uma excelente forma de economizar, é ter uma meta. A maioria das pessoas buscam fazer uma viagem, trocar de casa ou carro. Metas te ajudaram a manter o foco.

Sempre focamos em ganhar dinheiro, mas tão importante quanto ganhar é saber gastar. Conhecemos várias histórias de pessoas que fizeram fortunas que pareciam impossíveis de acabar, mas que aconteceu. Torna-se cada vez mais evidente que a educação financeira deve começar cedo, e nesse caso, uma dica é incentivar as crianças a participar do planejamento orçamentário da casa.

É de suma importância que se você for empresário não misture finanças pessoais com a do seu negócio. É comum ver situações como essa acontecer, fazer pequenos gastos com o do dinheiro da empresa, ou pagar despesas da empresa com seu próprio dinheiro. Coloque em práticas essas dicas e veja como fará bem para você e/ou o seu negócio.