Fora com o desperd cio

Muita gente pensa que reaproveitar, reciclar e renovar é ser “pão-dura”, quando na verdade, na minha humilde opinião, é sinônimo de inteligência e dinheiro no bolso. E, com essa economia, poderemos comprar o tão desejado mimo que queremos e pensamos que não temos dinheiro, quando, em realidade, estamos jogando o dinheirinho do nosso mimo no lixo. Já pensou nisso? Ah… já posso ouvir sua resposta… Então pense!

Eu explico: se eu tenho uma mesinha de centro que gosto e ela está um pouco arranhada, sem cor, sem vida, posso muito bem lixá-la, pintá-la ou envernizá-la novamente. Minha mesinha preferida ficará como nova gastando uma fração do preço de uma nova. Isso pode significar dinheirinho no meu bolso!

Outra coisa que não gosto nem um pouco de ver é o desperdício de comida. Você sabia que Jesus ensinou seus discípulos e a multidão de pessoas que o seguia que não devemos desperdiçar?

Si, quando ele subiu a um monte com seus discípulos e viu que uma grande multidão o seguia, se preocupou com ela e desejou alimentá-la, mas só havia um jovem com cinco pães e dois peixinhos. Jesus pediu os alimentos, agradeceu a Deus por eles e fez a multiplicação, de forma que sobraram muitos pães e peixes depois que todos se fartaram. Então, Jesus falou aos seus discípulos que recolhessem toda sobra para que nada fosse desperdiçado e encheram 12 cestos. (Mateus 14:13-21)

Com essa lição, aprendemos que o desperdício não agrada a Deus. Podemos usar nossa criatividade e inteligência para reaproveitar e reciclar. Outro exemplo: sobrou pão? Que tal fazer torradinhas com geleia de frutas para o lanche das crianças? Sobrou arroz? Renove com presunto picadinho, salsinha, cubinhos de cenoura e pronto: inventamos um arroz primavera (as crianças adoram comidas com nomes diferentes)! Que tal fazer bolinhos de arroz, usando sobras de frango desfiado, carne moída, queijo etc.? Se as bananas ficaram maduras, você pode fazer um delicioso bolo com elas. As crianças vão amar!

Já fiz bolo de pêra com maçãs batendo tudo no liquidificador e ficou delicioso!

Você tem talentos que nem imagina, use a criatividade que você te, si, isso mesmo, você já tem! Comece a praticar e verá quantas coisas você reaproveitará. Seu bolso e sua família vão agradecer e o seu tão sonhado mimo, (uma blusa nova, um acessório, uma carteira, brinco etc.) pode estar mais perto do que você pensa.