07/07/14

Formas de economizar morando sozinho

 Morar sozinho é sinal de independência e tem muitas vantagens, mas para quem acabou de entrar nessa jornada é preciso apertar o cinto e preparar-se para encarar muitas despesas. Quem está começando a lidar com essa realidade precisa ter em mente que é preciso mudar algumas coisas na rotina e no comportamento. Na casa dos nossos pais raramente nos preocupamos com o preço das coisas na hora de fazer o supermercado, se a luz da sala ficou acesa sem ninguém por lá, enfi, gastos básicos do cotidiano, mas que nessa etapa da vida nem sempre saem do nosso bolso. 

 
Viver em um espaço só seu é excelente para experimentar a liberdade, além de ser uma das melhores oportunidades para buscar amadurecimento. Então, se você ainda está inseguro financeiramente para lidar com essa nova realidade, seguem algumas dicas para te ajudar a economizar no dia a dia.
 
RESERVA FINANCEIRA
 
Antes de mudar-se para sua nova casa, é importante que você faça uma reserva financeira. Seus gastos vão aumentar consideravelmente, então é preciso que você mantenha uma grana guardada para o caso de uma emergência (um problema com infiltração, um reparo na instalação elétrica, um eletrodoméstico que estragar, etc).
 
Esqueça o cartão de crédito para aquelas comprinhas compulsivas e use-o somente em situações de necessidade. Enquanto você estiver ajustando-se ao seu novo padrão de vida, o ideal é manter-se longe das dívidas.
 
ORGANIZE SEU ORÇAMENTO
 
O dinheiro do mês entrou, você pagou o aluguel, a conta do celular, a fatura do cartão de crédito, as contas da casa, comprou umas coisas que estavam faltando na sala…e não faz a menor ideia de como está o seu saldo no banco e o quanto ainda pode gastar até o fim do mês. Essa vida desorganizada acabou! É hora de assumir o controle e saber ao certo quanto entra e quanto sai todo mês.
 
LIVRE-SE DO QUE NÃO ESTÁ PRECISANDO
 
Na hora de organizar sua mudança, faça uma seleção daquilo que você não usa ou não precisa mais. Veja o que está em bom estado e venda, pode ser em sites de compra/venda online ou em um bazar. Nada melhor que transformar em dinheiro aquilo que só está servindo para acumular poeira na sua estante, não é mesmo?
 
 
PESQUISE ITENS USADOS
 
Está precisando de completar os móveis da casa nova? Que tal dar uma olhada em itens usados? É bem fácil encontrar coisas com preços justos em sites de compra/venda online, além disso muita gente costuma anunciar em redes sociais, principalmente em grupos que anunciam vagas em repúblicas.