Futuro: Não tem mé gica

A única forma segura de prever o futuro é tentar construí-lo. Isto é, não dá para prever o futuro, mas podemos influenciá-lo, com nossas ações, na forma como queremos que ele seja.
O semeador, que escolhe as melhores sementes, que trabalha adequadamente a terra, que acompanha e cuida do crescimento da lavoura vai ter mais chance de ter um futuro próspero, com colheita abundante do que aquele que só joga as sementes e deixa o resultado ao Deus dará.
Por isso, quando vejo alguém de sucesso na profissão e na vida, penso que ele tem competência e valor, mesmo que não os conheçamos, pois sorte é na maioria das vezes o nome que se dá ao talento dos outros. Na imensa maioria das vezes não há sorte; há causa e efeito.
Agora pergunto: como é que você espera ter uma aposentadoria espetacular se não fizer nada para alcançá-la. Não tem mágica, a previdência social e os milhões de aposentados que ganham só um salário estão aí para provar isso.
Por isso, poupe, faça uma previdência privada para construir um bom futuro. Cada R$ 1,00 de contribuição, após 30 anos, te reverterá em R$ 7,00 de aposentadoria. Isso mesmo, 7/1.
Não perca tempo para começar os 30 anos de caminhada. Repito: não tem mágica, tem esforço.