2

É verdade: controlar o próprio dinheiro é uma das missões mais difíceis para quem nunca teve o hábito. Se você é daqueles que não imaginam o quanto gastam e, todas as vezes que recebem o salário ou mesada, saem comprando e acumulando dividas por aí, saiba que você pode reverter esta situação. Apesar dos impulsos consumistas e da falta de organização, algumas medidas simples podem ser tomadas e podem evitar que você entre em um caos financeiro.

Mas atenção! Antes de conhecer as dicas que elaboramos para ajudá-lo a controlar o seu dinheiro, é preciso que saiba que a principal atitude a ser tomada para que você consiga se organizar financeiramente é ter vontade de mudar. De nada adianta estabelecer metas se você não possuir determinação para alcançá-las.

Preparado para o desafio de se educar financeiramente? Então, confira estas dicas que listamos para conseguir controlar o seu dinheiro e não deixá-lo escapar de suas mãos!

Organize as despesas e evite as dívidas

Para controlar a sua grana, é preciso que você também controle as suas dividas. Por isso, sempre vale pensar e elaborar formas de se assegurar que você não esteja gastando desnecessariamente. Uma forma bem legal de fazer isso é estimar os gastos essenciais – como aluguel, prestação de financiamentos, escola, alimentação, dentre outras – e saber o quando destes débitos consomem do seu orçamento. A partir deste relatório, você conseguirá analisar o quanto pode dispensar do seu dinheiro para outros bens.

Além disso, é importante não cair nas tentações de promoções e parcelamentos de cartões de crédito e compras em prestações. Analise a real necessidade daquele bem que você pretende comprar e veja se o valor cabe em seu orçamento. Dessa forma, você vai evitar que tenha, futuramente, desesperos e precise vender ou repassar aquilo que comprou para pagar a dívida contraída.

Economize para comprar

Se você possui um forte senso consumista, aprenda a poupar o seu dinheiro para, depois, gastá-lo. Esta é uma boa medida para que você não se descontrole financeiramente e nem venha saber, depois, que não possui recursos para garantir a sua estabilidade.

Além disso, esta pode ser uma boa opção para o seu bolso e oferece enormes vantagens para você. Se conseguir adquirir produtos quando já tiver o dinheiro suficiente para comprá-los, você ainda pode obter bons descontos e levar o item por menos do que estava planejando. Dessa forma, você consegue satisfazer os seus desejos e garantir que eles não o deixarão no vermelho.

Invista o dinheiro para garantir mais tranquilidade

Ao controlar o seu dinheiro, uma boa forma de garantir o sucesso e a estabilidade financeira é investir parte do que está sobrando para que, futuramente, possa usufruir daquilo que foi aplicado em sua conta. Comece separando 10% de sua renda e invista-os em alguma conta que possa multiplicá-los. Dessa forma, você poderá concretizar sonhos com o dinheiro investido. Se você pretende montar o seu próprio negócio, por exemplo, é importante que tenha sempre um recurso para investir em suas ideias.

Mas, lembre-se: não interrompa os investimentos antes da hora e não deixe de realizar as suas aplicações. Isso também faz parte do seu controle! Assim, há grandes chances de você obter bons resultados.

Controlar o seu dinheiro é só o primeiro passo para que você possa alcançar outros objetivos bem maiores. Por isso, organize-se, utilize uma planilha de gastos, avalie os seus gastos, corte as despesas desnecessárias e poupe a grana que está sobrando. Ao realizar estas ações, você garantirá tranquilidade e nunca mais ficará perdido no meio de tanto descontrole.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte:


Leia também