Importância da educação  básica na vida de crian as e jovens

Importância da educação básica na vida de crian as e jovens

cofrinho

A negligé ncia com que a importância da educação básica no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente de áreas pobres ou menos desenvolvidas, é tratada é absurda e infelizmente limita a capacidade, criatividade e habilidades de muitos jovens e crianças. Isso impacta diretamente suas vidas futuramente, tanto no é mbito acadé mico, pessoal e/ou profissional.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Bé sica engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Mé dio. Baseando-se na pé ssima estrutura que já é oferecida pelo ensino pé blico brasileiro, com conte dos maé antes, professores mal remunerados, infraestrutura ruim (alguns locais no Brasil, nem infraestrutura possui para atender os alunos), livros didé ticos não atualizados, entre outros diversos problemas que podem ser citados, não são necessérios dados estaté sticos para concluir que a vida acadé mica dos alunos fica em situação de vulnerabilidade no decorrer do processo.

Muito se fala no capital que deveria ser investido na ampliação da oferta de bolsas de estudo e programas de incentivo é ingresso de jovens em faculdades, poré m não se fala na alta taxa de desistância dos alunos já no primeiro ano do ensino superior, devido, justamente a deficié ncia gritante no ensino bé sico, sendo esse, essencial para auxilié -los.

Querem concertar as falhas no processo educacional de três para frente. Isso é ilé gico. As etapas devem ser respeitadas e analisadas de forma criteriosa e rigorosa, para que o número de desistentes não seja crescente nos próximos anos.

Torna-se cada vez mais necessério a priorização do ensino bé sico no nosso país. é necessério suporte, capacitação e valorização dos professores para que a didé tica em sala de aula seja atraente para os estudantes. é necessério revisar o conte do, as maté rias que são ensinadas. é necessério a inclusão de assuntos que será o importantes para o indivé duo ao longo da sua vida, como, por exemplo, direitos do consumidor, educação financeira e empreendedorismo, que são, de fato, é teis no dia a dia dos nossos jovens que a cada ano que passa estão mais despreparados para encarar a vida adulta e tomar decisões que ditam o trajeto de suas vidas.