29/10/13

Importância da educação financeira na vida dos jovens

 Jovens (entre 18 a 30 anos de idade) de toda a região da América Latina e Caribe acreditam que educação financeira é um fator muito importante para alcançar a estabilidade financeira pessoal, de acordo com estudo divulgado pela MasterCard. A pesquisa “Financial Literacy Among Youth in Latin America and the Caribbean” (Cultura financeira entre os jovens na América Latina e Caribe), conduzida em 11 mercados, traz uma amostra do que pensam os jovens da região e tem como objetivo identificar a relação desta fatia da população com finanças pessoais, educação financeira e ferramentas para controlar o seu próprio orçamento. Os resultados serviram de ponto de partida para a reconstrução da nova fase do Consumidor Consciente, programa de educação financeira da MasterCard, lançado em 2007.

De acordo com este estudo, a população jovem da América Latina e Caribe avalia o seu conhecimento financeiro como abaixo da média (67% dos entrevistados). No Brasil, 63% dos entrevistados compartilham desta opinião. Isto é significativo, visto que, atualmente, cerca de 63% da população da região tem menos de 35 anos. Muitos deles, ainda sem conta em banco, afirmam que a falta de entendimento é uma barreira para se relacionar com instituições financeiras (74%).

Este segmento representa grande parte da força de trabalho atual e futura que está neste momento iniciando sua vida financeira. "Conforme os jovens iniciam suas carreiras e começam a obter renda, acabam se endividando e, às vezes, optando por investimentos financeiros duvidosos. Por isso a importância da educação financeira nesta fase”, afirma Andrea Denadai, diretora de Comunicação Corporativa da MasterCard Brasil e Cone Sul.

O estudo também revelou quais os principais objetivos e desejos desta população: curtir a vida com boa saúde e ter estabilidade econômica. No Brasil, 85% dos jovem entrevistados tem como prioridade ter boa saúde. Em segundo lugar, para 74%, aparecem empatados o desejo de ter casa e carro próprios, assim como ser reconhecido pelo que é.

Outra descoberta interessante é o valor dado pelos jovens em economizar dinheiro. Dos entrevistados, 58% citaram "economizar para o futuro" entre suas principais prioridades. No Brasil, este número chega a 68%. No entanto, a maioria não utiliza ferramentas financeiras para administrar seu dinheiro. E os jovens brasileiros não estão sozinhos pois fazem parte dos 60% da população da América Latina e Caribe que não tem conta em banco.