IR 2022: Saiba como consultar sua restituição

IR 2022: Saiba como consultar sua restituição

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda já foi pago no dia 30 de junho. Esse lote é referente aos contribuintes que entregaram sua declaração até dia 18/03/2022. Uma novidade implementada neste ano é a possibilidade do recebimento da restituição via Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC.

Veja como consultar por meio do site da Receita Federal, siga os seguintes passos:

Para consultar por meio do e-CAC, é preciso:

A restituição do Imposto de Renda também pode ser consultada pelo aplicativo Pessoa Física, disponível gratuitamente para Android

Android
 e iPhone (iOS). Para consultar, siga os seguintes passos:

A receita recebe mensalmente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e criar lotes bancários.

No primeiro, têm prioridade os idosos, em especial os maiores de 80 anos, Pessoas com Deficiência (PCD) ou alguma doença grave, além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Já no segundo lote os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes. O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. Condira abaixo o calendário de restituições.

Calendário de restituições

Lote Data do pagamento
1º lote já pago
2º lote Já pago
3º lote 29 de julho
4º lote 31 de agosto
5º lote 30 de setembro