dinheiroNão precisa ser economista ou analista financeiro para saber que o Brasil e o mundo estão passando por mudanças importantes. Basta prestarmos aten o nas pautas dos noticié rios que nos trazem temas como inflação, desemprego, queda na economia, desequilé brio na balané a comercial, corrup o, escé ndalos, dé lar em alta e por aé vai.

Com um estado de polé tica democré tica, como é o caso do Brasil e com a foré a que possué mos junto ao mercado internacional, nosso país está enfrentando importantes desafios e, em uma visão de curto prazo, o remédio vai ser amargo, poré m a médio e longo prazos, a cura é certa.

Não se trata de excesso de otimismo ou um ufanismo sem controle, estamos falando de estaté sticas e proje ões, as quais mostram a importância de nosso país, seu povo e de todos os insumos que produzimos.

Em todos os momentos da nossa recente maturidade democré tica e por que não dizer, nos tempos de controle ditatorial, uma questão era comum e vé lida até os dias atuais: Como devemos fazer para ter uma aposentadoria mais tranquila?

A resposta em qualquer tempo se resume em poupar, entender que a educação financeira e por sua vez o investimento em previdência privada complementar são solué ões para uma tranquilidade maior nos momentos em que estamos parando de trabalhar ou diminuindo nosso ritmo.

Independente do atual momento econé mico que o Brasil e o mundo estejam passando, o futuro sempre vem. De um modo geral, tudo se encaixa e se regulamenta graé as é ações de curto, médio e longo prazos que os governos e a sociedade se mobilizam organizadamente para resolver, com a aposentadoria complementar é exatamente igual.

Em momentos de crise é que devemos imaginar o futuro, e pensar no presente o que poderé amos fazer para ter uma boa aposentadoria. Acreditamos que podemos come ar agora a escrever um final feliz para este filme.

Regidia A. Frantz já Presidente da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev

Compartilhe nas Redes Sociais:

Fonte: Revista A Escolha Certa


Leia também