Jovens entre 14 e 24 anos usam cada vez mais o cartão de crédito

Jovens entre 14 e 24 anos usam cada vez mais o cartão de crédito

size_810_16_9_Cartao-de-credito-webHoje, 24% dos brasileiros entre 14 e 24 anos tem cartão de crédito. A facilidade de crédito atrai, mas requer cuidado. Afinal, nem todos tem renda garantida todos os meses. A idade mé nima para se ter uma conta corrente é 16 anos, justamente quando muitos jovens estão chegando é faculdade e passam a ter conta e cartão de crédito.

Alguns bancos tem programas especé ficos para université rios. Sem exigir comprovação de renda, liberam crédito para quem ainda nem entrou no mercado de trabalho. é o caso de Rodrigo Soares. Ele ainda não tem salário fixo. O université rio dé aulas particulares para faturar um pouco, mas todo mês tem que pagar a conta do cartão de crédito. já Compro muito e tudo vai para o cartão. é vezes os amigos não tem dinheiro e dizem: ei Rodrigo, to sem dinheiro, passa no teu cartão já .

Para a economista domêstica Helena Selma Azevedo, muitos jovens se endividam cedo porque adquirem crédito sem ter maturidade para controlar os próprios gastos. Por isso, é importante os pais darem orientação quando eles ainda estão na infé ncia e recebem as primeiras mesas, e continuarem mesmo quando ainda são jovens.

já Chamar, discutir, dizer qual é a capacidade de pagamento real que ele vai ter. Discutir as prioridades de gastos, com o que realmente vai gastar o dinheiro. Inclusive conscientizar que ele vai pagar alerta a economista.

Nesse processo de educação financeira, uma alternativa é come ar com o cartão de dé bito em vez de crédito. A université ria Beatriz Caetano passou a usar mais o dé bito quando percebeu que as compras a prazo estavam virando uma armadilha. Hoje, ela ainda tem um cartão de crédito, mas controla direitinho. A última fatura deu R$ 75, exatamente o que dé para ela pagar sem preocupação.

já O cartão de crédito eu uso mais naqueles dias em que você não tem realmente dinheiro para comprar é vista e precisa de uma coisa urgente, uma farmácia, uma alimentação, ai eu uso fala a université ria.