Liquid es? Preste aten é o aos detalhes

 Começado o ano e depois de um período de descanso e algumas despesas (IPVA, IPTU e material escolar), muitas famílias ainda planejam compras de olho nas liquidações, comuns nessa época.

 
Lojas físicas e virtuais começam uma temporada de liquidações pelo país com o objetivo é “desovar” o estoque que sobrou do Natal e alavancar as vendas até fevereiro, período tradicionalmente fraco para o setor.
 
Aproveitar as ofertas, poré, requer cuidados. Se você é daqueles que costumam parcelas as compras, sugiro que leia um texto sobre os perigos desse hábito (clique aqui para ler). Confira mais dicas:
 
Antes de comprar, confira as ofertas por meio de folhetos publicitários, encartes, entre outros. Assim, é possível definir previamente que itens precisa adquirir e seus preços, evitando a compra por impulso;
 
Evite fazer as compras de forma apressada. Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem;
 
Se o produto apresentar algum problema que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se não resolver, você tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução das quantias pagas com correção monetária. Pode, ainda, requerer um abatimento do preço;
 
Nos pagamentos feitos com cartão de crédito, o preço deve ser igual àquele cobrado à vista ou em cheque;
 
Todo produto durável (móveis, roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônico, entre outros) possui garantia legal de 90 dias. Se o fabricante conceder garantia contratual, o produto adquirido deve ser acompanhado de um certificado de garantia.
 
O Procon sempre sugere que o consumidor evite a pressa e verifique o funcionamento do produto e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Caso o produto tenha o que se chama de vício, ou seja, um defeito que inviabiliza o seu uso, então há direito de trocá-lo, mesmo que a compra tenha sido feita em liquidação.
 
O prazo para reclamar é de até 90 dias úteis para bens duráveis, e até 30 dias para bens não-duráveis. A loja tem 30 dias para fazer a troca. Se a compra tiver sido feita pela Internet, você tem o direito de desistir em até 7 dias, mesmo no caso de ofertas.